Lealdade

Bilhões de seres circulando, vidas, incontáveis histórias e porque não ser cada ser um universo circulante. Cada ser com teu cérebro correspondendo a milhares de computadores. Esta possante máquina que todo ser humano possui. Mas muitos seres humanos com seus exímios cérebros não conseguem raciocinar o valor da lealdade. Entender que esta palavra traz felicidade, paz. Precisamos de lealdade.

Lealdade na família, com os amigos, no trabalho.

Palavra chave pra contradizer a falsidade. Ser leal não quer dizer ser condizente com os erros, por exemplo as corrupções. Muitas vezes os verdadeiros amigos são as pontes para levar ao bom caminho, a certeza de ter dado o conselho certo pode ser o evitar que o amigo caia num terrível abismo.

Houve guerras, existem inúmeras confusões que dilaceram a alma. As traições se multiplicam. Guerras que começam nos lares. Podendo se estender indefinidamente, o homem não vai se dando conta de ser tão terrível a deslealdade, tão inebriante ser fiel, ser amigo. A amizade devia estar em todo lugar, amizade entre marido e esposa, filhos, amigos, até nos órgãos que governam a nação (quase inadmissível?) nas religiões, em cada igreja ou denominações. Ser leal é não ser egocêntrico.

Há quem pode dizer que o que estou querendo dizer nesse texto é mais uma utopia, um sonho que só pouquíssimos seres seriam capazes de tais proezas (entre mil tirar um) talvez só alguns santos.

Não, creio que não. Não me acho no direito de pregar a fidelidade, porque sei que em nós seres humanos a perfeição é impossível. É apenas uma análise, vamos exemplificar:

--- Não vou compactuar com aquele meu colega de serviço, ele é que se vire.

--- Não tenho a obrigação de cuidar do meu pai ou de minha mãe, vou por no asilo.

--- Os pombinhos antes do casamento em pleno namoro a definição era um para o outro, depois de algum tempo de casados a incompatibilidade aparecendo e a separação iminente, se o círculo vicioso da deslealdade aumentar a esposa abandonada chorosa diz:

--- Se ele está pensando que vou cuidar do filho dele, eu vou cuidar é de mim!...

Então caro leitor, eu ainda acho, não sei se você também, que a lealdade é sinônimo da verdadeira amizade.

Maravilhosos, precisos e renovadores são os versos de Vinícius de Morais:

“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! “