Agnaldo Timóteo, Mecânico, Cantor e Deputado Federal

O vírus chinês tem ceifado vidas indistintamente. Dentre os cantores famosos do nosso país tivemos em janeiro a perda do engraçado forrozeiro Genival Lacerda aos 89 anos e mais recentemente é vitimado também o mineiro Agnaldo Timóteo aos 84. Agnaldo foi um grande batalhador, sabia que tinha uma forte e expressiva voz, gostava de cantar e correu em busca de reconhecimento, seu destino foi o Rio, ainda na década de 50. Antes, porém, ele que só tinha o primário, foi torneiro mecânico, de estrada de ferro. No Rio obteve ajuda da cantora Ângela Maria. As primeiras gravações que fez não lhe deram fama. Gravou depois em 63 “Tortura de Amor” do Waldick e não obteve êxito. Finalmente em 65 no programa “Rio Hit Parade” o homem emplacou a balada "The house of the rising sun", “A casa do sol nascente” do grupo britânico The Animals. Daí pra frente gravou várias versões italianas e francesas e fez sucesso, sempre dedicando com orgulho seus êxitos à sua genitora, Agnaldo não se casou.

Um dos maiores sucessos dele fora das versões que gravou foi “Meu Grito”, canção do Roberto Carlos, cuja letras descreve o amor do rei pela primeira esposa, só que na época não podia dizer o nome dela, mas isso é outra história. Da dupla Erasmo e Roberto ele ainda gravou dois grandes hits, “Deixe-me Outro Dia, Menos Hoje" e "Os Brutos Também Amam".

Agnaldo compôs uma canção “Galeria do Amor” e a gravou na década de 70. A letra descreve a galeria Alasca, um lugar da zona sul carioca, cujos frequentadores eram em sua maioria gays, mas em momento algum da canção há qualquer denotação a homossexualismo, exceto a frase: “onde a gente que é gente se entende onde pode se amar livremente”. Na década de 80, o intrépido Agnaldo se mete com a política partidária, e junto com o índio Juruna é eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro. Polêmico e sem papas na língua, se apresentou em inúmeros programas de entrevista da televisão, além da sua dedicação pelas canções românticas, sempre procurou ser amigo dos cantores do seu estado como eram Altemar Dutra, Wando e Nelson Ned.

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 04/04/2021
Código do texto: T7224022
Classificação de conteúdo: seguro