O jovem Justus

Aluu! Inuugujaq meus 23 fiéis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui por minha sinagoga literária para ler crônicas messiânicas. Ajunngilla?

Vamos a história de hoje...

- Ei, Betus, sabe o profeta galileu aquele que tu falou que curtes, o Jesus? Tá aí pela banda, indo para Jerusalém.

- É mesmo?

- Sim. Vi ele passando. Deu uma parada na estrada.

Robertus Scarpus Guinlis Santus Justus, jovem mega empreendedor de Israel, montou em seu cavalo puro sangue e se foi ao encontro do Messias, a quem admirava. Chegando na estrada que dava para Jerusalém, lá viu Jesus e os 12. Não se conteve:

- Jesus, Jesus, eu sou teu fã, cara!

- É mesmo?

- Sim, sigo todos os mandamentos, sou um homem de bem. Vou na sinagoga, leio os rolos sagrados, ajudo o pobrerio, tudo nos conformes, como manda a Lei e os Profetas.

- Que legal, cara. Qual o teu nome?

- Todos me conhecem como Betus.

- Bom saber dessas coisas, Betus.

- Jesus, o que eu devo fazer para ser um seguidor Top 12, tipo assim os discípulos?

- Ah, barbada né Betus. Muito simples: é só tu dar tudo o que tens pros pobres e vir com a gente para Jerusalém.

- Dar tudo o que tenho?

- Sim, desapega e vem.

- Mas Jesus, sou mega rico, sabe?

- Claro que sei, sou onisciente, essas coisas. Melhor ainda tu seres rico, pois quanto maior for teu desapego, mais méritos terás no Reino de Deus.

- Mas tu não sabias o meu nome. Perguntou qual era...

- Sabia, sim. Perguntei só por educação.

Betus vacilou, pensando no Reino de Herodes. Imaginara que Jesus ia dizer para ele dar um percentual mais encorpado de seus lucros nos negócios para os pobres, mas nunca esse lance de doar tudo e acompanhá-lo por Israel.

- Dar tudo, Jesus? Não ficar com nada?

- Sim, tudo. Até esse cavalo. Despojar-se de todos os teus bens, dando-os pra os pobres e vindo comigo.

- Não vou poder mais ir nos banquetes do Sinédrio?

- Não.

- Ir na casa do Sumo Sacerdote Caifás tomar um vinho pela tarde e jogar conversa fora?

- Não, bem capaz! Caifás não é um dos nossos confirmado.

- Largar a venda de rolos para os fariseus?

- Fariseus? Esses são hipócritas, Betus, terás de ficar longe deles.

- As recepções do prefeito Pôncio?

- Não.

- Do rei Herodes?

- Muito menos.

- E as domingueiras na casa do publicano Mateus, poderei ir?

- O Mateus largou essa vida. É um dos 12, agora.

- É mesmo? Cruzes! Quer dizer, por Jeová. Poderei pelo menos continuar vendendo animais para os sacrifícios no Templo?

- Claro que não! Imagina? Pois essa é justamente uma das coisas que eu pretendo acabar lá por Jerusalém.

- É mesmo? Puxa vida. E poderei dar uma passadinha em Madalena, para dar uma "conhecida" de vez em quando numa mina chamada Maria que mora por lá?

- Não, pois dessa Maria de Madalena eu até já tirei sete demônios dela quando passei por lá. Ela também me segue, agora. Inclusive tá indo na frente para Jerusalém para avisar o povo, ver hospedagem, essas coisas. Quero organizar uma entrada legal na cidade no domingo de manhã, com ramos, burrinho, esse lance todo que tá escrito no rolo do profeta Zacarias, saca?

- Saquei sim, claro.

- Então tá. E daí, vamos nessa então, Betus? Tamo saindo.

- Bah Jesus, sabe o que é, eu tenho de ir lá em casa avisar o meu pai, vai indo que eu vou depois, atrás de vocês e me junto.

Jesus morreu na cruz pouco tempo depois, ao lado de dois ladrões. Betus morreu bem velhinho, no ano 70, quando os romanos cercaram e destruíram Jerusalém e ele estava lá vendendo cordeiros para os peregrinos. Um dos ladrões teve destino melhor que o dele junto a Jesus. Pra gente ver como são as coisas.

Então tá, pessoal, era isso. Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

----- * -----

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

MAIS TEXTOS em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina

Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus 23 leitores: https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Aluu - olá.

Inuugujaq - boa tarde.

Ajuungila - Como estão?

Qujanaq - obrigado.

Takuss' - até mais.

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 16/04/2021
Reeditado em 16/04/2021
Código do texto: T7233667
Classificação de conteúdo: seguro