A Lua De Cassiano

Eric do Vale

A introdução da bateria, em forma de um rufar, emendado com o back vocal cantando o refrão que intitula esta música: "A Lua E Eeeu". Depois de repetir essa sequência, a canção é iniciada: "Mais um ano se passou...". Quando escutei essa música, pela primeira vez, eu fiquei hipnotizado com a letra e a melodia, pois havia uma mistura de soul americano com samba-canção de Lupicínio Rodrigues . Algo que Cassiano, autor e intérprete dessa música, sempre fez questão de destacar em suas composições.

Vale dizer que no momento em que escutei essa canção, eu era um adolescente dos anos 90. Nessa época, o nosso cenário musical era dominado pelo Axé Music, a música Sertaneja e o Pagode.

Naquele momento, tive curiosidade de saber sobre Cassiano e fui informado de que ele era natural da Paraíba e que, na decada de 70, formou com Tim Maia e Hyldon a "Santissima Trindade da Soul Music Brasileira". Depois disso, caiu no esquecimento.

Sempre bato na mesma tecla falarndo do descaso que o povo brasileiro possui em relação aos seus compatriotas. Foi assim, quando redigi uma crônica falando do Agnaldo Timótio que, por sua vez, sempre foi taxado de brega e jamais teve, em vida, o seu talento valorizado.

Não muito diferente, isso veio a acontecer com o recém falecido Cassiano. É até irônico imaginar que as suas músicas dele, vira e mexe, acabam caindo no gosto popular como Coleção, A Lua E Eu, Primavera e Eu Amo Você . Essas duas últimas foram consolidadas na voz de Tim Maia.

Depois de morrer no ostracismo, todos, agora, começam a contemplar a imagem do músico paraibano: "Morre o pai do Soul brasileiro" ; "Cassiano, o nosso Soul Man". Onde estavam esses fãs, quando Genival Cassiano dos Santos estava vivo?