O mais incrível texto: a vida

O mais incrível texto: a vida

Durante alguns anos me rendo à mais nobre e sublime tarefa :escrever. Nada profissional, com excelência e sabedoria de um escritor de verdade, porém durante a fase mais complicada e difícil pela qual já passei, encontrei nas palavras um escape, um refúgio e delas nunca mais me afastei , passei a ter por elas um caso de amor e paixão intensa. Sempre acreditei que o fato de escrever é pessoalmente terapêutico ,me permite por para fora o grito na garganta, externar emoções , expressar sentimentos . E durante essa trajetória descobri que um texto tem fortes semelhanças com a vida e nos permite associações.

Às vezes escrevo um texto e preciso enxugá-lo , reduzir o número de palavras ,torná-lo mais leve , menos denso _tenho um probleminha grave de não saber resumir , discutir um tema com poucos caracteres_ admiro muito quem possui tal habilidade. Percebo que algumas pessoas não leem os meus textos , devido ao tamanho . Assim também é a vida ,quando sobrecarregada com excessos , seja de trabalho , diversões, alimentação, religiosidade, projetos pessoais ela se torna cansativa, enfadonha e insuportável até . Há momentos que é preciso fazer uma análise e descartar ,mudar de lugar . Assim conseguimos torná-la mais leve .

Às vezes escrevo um texto e começo a lê-lo e descubro que está confuso, não cumpre a função para a qual foi escrito, parece que as palavras não são capazes de expressar o que realmente gostaria, o entendimento parece comprometido . Percebo que o está faltando é a famosa coesão , ligação correta das ideias , basta apenas colocá-las no lugar certo que tudo se resolve. Assim também é a vida ,há momentos que tudo parece confuso , começamos a ter atitudes que não combinam com o que realmente somos na essência . Às vezes algumas coisas estão fora da ordem que deve ser ,nesses momentos é preciso reflexão e mudança ,escolha de prioridade. Quando Deus vem em primeiro lugar, família em segundo , tem chances de melhorar ,pelo menos no meu caso dá certo.

As vezes escrevo um texto e não consigo colocar um título interessante e chamativo ,e muitos até gostaria de lê_lo , porém se sentem desmotivados , talvez o tema discutido não foi contemplado no título por falta de espaço ou criatividade.Assim também é a vida , muitos nos desprezam pela aparência ,por rótulos que maldosamente nos foram atribuídos, por títulos que temos ou deixamos de ter , não param para nos conhecer na essência ,apenas nos julgam . Que pena !! Talvez se lessem o nosso texto “vida” teria outra impressão. Para os gêneros textuais as afinidades são diferenciadas, cada um se identifica com um tipo de texto. Assim também é a vida cada um se identifica com uma filosofia ,um estilo de vida.

Às vezes escrevo um texto e o mesmo não me comove , não me impressiona e faço a postagem e surpreendentemente é o que mais toca outras pessoas. Na vida também é assim o que para mim não é caro, precioso, pode ser muito para outras pessoas. Daí a necessidade de respeitar opiniões , ideias, cada um opina de acordo com sua cultura, vivência, experiências , interesses.

Às vezes escrevo um texto e percebo a falta de vírgula ,e o entendimento se torna ambíguo , difícil . Na vida também é preciso de vírgula ,pausa para reflexão e mudança. Espero que essa vírgula que nos foi imposta por essa quarentena nos traga infinitas reflexões e mudanças necessárias. Outras vezes me esqueço dos pontos de exclamação ou os uso de forma inadequada. Que falta fazem para conseguir exprimir as emoções descritas. Assim também é a vida , cheia de emoções, boas e ruins . O que precisamos é assumir o controle das mesmas e não deixar que elas nos controlem e usá-las em nosso favor. Uma vida sem fortes emoções não tem sentido algum. Em alguns momentos se faz necessário as reticências ,deixar subentendido, em branco .Nunca senti tanta vontade de expressar algumas opiniões , posições políticas pessoais nas redes sociais, mas antes disso estou sempre colocando as palavras nas três peneiras: bondade, verdade e utilidade e nunca passam , tenho a muito custo me calado .

Às vezes escrevo um texto e preciso editá-lo inúmeras vezes, corrigi-lo ou até deletá-lo . Ao fazer uma leitura minuciosa descubro erros inadmissíveis de ortografia, pontuação, concordância etc . Quanto mais o leio com atenção ,mais erros descubro e possibilidade de melhorá-lo.

Assim também é vida em alguns momentos temos atitudes errôneas, impensadas, desvios de conduta e caráter , que nos deixam envergonhados. Nesses momentos é preciso editar o texto vida , deletar atitudes destrutivas. Nunca é tarde para melhorarmos como pais, filhos, irmãos, amigos, cidadãos , cristãos, profissionais. Quanto mais fixamos o nossos olhar para dentro de nós ,mais possibilidade de evolução e melhorias descobrimos.

Quando escrevo um texto ,o tema a ser abordado é sempre escolhido por mim e de minha inteira responsabilidade todas as palavras escritas. Na texto vida quem escolhe o roteiro somos nós ,somos inteiramente responsáveis por nossa conduta. Que Deus nos dê condições de escolher as melhores palavras, a pontuação ,a concordância perfeita .E quando Deus colocar o ponto final nesse texto , que ele continue influenciando positivamente e que não morra juntamente conosco, continue impactando vidas.

Abigail Roha
Enviado por Abigail Roha em 09/06/2021
Código do texto: T7275037
Classificação de conteúdo: seguro