Bem-te-vi

Aqui pela edícula, me apareceu pela tarde, antes da Ave Maria, o bem-te-vi. Digo o bem-te-vi e não um bem-te-vi, pois meus olhos sequiosos por novidades, viram em um de seus pezinhos feios, a marca de um ferimento, o que lhe destacava. Talvez fruto de impiedosas atiradeiras, talvez uma altercação por uma belle femelle de sua espécie ou quem sabe pelas vicissitudes da vida.

Nos primeiros dias ofertei-lhe um bom pedaço de banana . Ele me olhava com reticências e tentava julgar minhas verdadeiras intenções, porém com o tempo ganhou confiança e entregou-se "o conviva". Dei-lhe o nome de "Seu Tardinha", pois o bichinho era pontual, antes da Ave Maria nem mais nem menos, nunca pela manhã junto com os pardais, os canarinhos da terra, o cheiro bom do café e o gosto de pasta de dente na boca.

Pegamos amizade, podia até lhe coçar o cocuruto se assim o quisesse. Conversávamos, eu no meu português de rolar o cigarro pela boca e ele na sua linguinha de bem-te-vi. Fazia que me entendia e por vezes até respondia com um trilar mais estufado .

Mas uma tarde "Seu Tardinha" não apareceu. Estupefação.

Preocupei-me ; será que as mortais atiradeiras o tinham alcançado de vez. Será que finalmente tinha se ajeitado com a belle femelle e já estava aninhado para brotar família, ou será que a boca de um gatão faminto nhacccc (vicissitudes da vida). O tempo passou e nada do bicho.

Uau!! Mais que burro sou eu...que burro! "Seu Tardinha" possuía vigorosas asas, podia muito bem ter-lhe batido o fastio e resolvido mudar de ares:

Será que mudou de mala e cuia para Macaé e foi usufruir da riqueza e o desenvolvimento do Petróleo, cidade de gente séria.

Ou vai ver que pegou uma rajada forte de vento na praia da Vila e foi fundear seu peitinho amarelo lá pelas "Europa". Vai ver tá admirando as pernas das moças do can-can, ou até mesmo bentivisando pelos velhos telhados do Papa.

Seu Tardinha....Seu Tardinha, que ingratidão heim, nem para se despedir, um adeus...tchau...nada. Não cuidaste vossa pessoinha da máxima: "Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas".

Mas ah..... se eu tivesse um bom par de asas também....

Barcel Ferreira

BARCEL
Enviado por BARCEL em 14/06/2021
Reeditado em 29/06/2021
Código do texto: T7278992
Classificação de conteúdo: seguro