_______A Flauta


Ao passar pelo centro da cidade, dei com um destes artistas de rua, que encantam os transeuntes. Traços e vestes tipicamente indígenas, ele soprava sua flauta, inundando toda a praça com a graça de sua arte. Juntei-me ao pequeno grupo que o cercava. A música suave tinha o poder de criar uma espécie de oásis meditativo em meio aos ruídos e movimentos da tarde. Observei o homem com sua túnica de riscos coloridos, seus colares, seus cabelos lisos. Pensei que trazia com sua  música um pouco da própria cultura. Sim, música é cultura e   expressa a diversidade de cada povo, de cada região.
 
O Brasil, sendo um país genuinamente miscigenado, teve em suas raízes musicais os ritmos e cantos africanos, os clássicos eruditos europeus, os sons dos tradicionais ritos indígenas, e caminhou por muitas outras direções. Sertanejo, Samba, MPB, Funk, Rap, Bossa nova, Forró e outros: essa mistura de sons conta as mais variadas histórias e modos de viver, e nos coloca em destaque perante o mundo pela nossa eclética cultura musical. Mas voltando ao indígena e à magia de sua flauta, que pena! O CD que ele me vendeu só chiava, não tocava nada! Creio que indo além da cultura  musical, caí também na cultura do golpe. Só pode!



Tema da Semana: Música é Cultura?