Chega de cloroquina

Em tempo de pandemia do novo coronavírus, a mídia fala que devemos acreditar na Ciência 100%, que não existe nenhum remédio comprovado cientificamente para tratar a Covid-19, e que não devemos tomar nenhum remédio, como a hidroxicloroquina, cloroquina e ivermectina; e que no caso de infectarmos com o novo coronavírus devemos tomar apenas dipirona, remédio para febre. Dizem ainda, sem nenhuma prova, que muitas mortes são causadas pelos tais remédios, principalmente pela cloroquina por causar problemas cardíacos.

Vale ressaltar que a humanidade usa remédios não comprovados pela Ciência e caseiros há milhares de anos. Por outro lado, muitos remédios caseiros deram origem a remédios farmacológicos comprovados pela Ciência ou não. Um remédio não comprovado hoje não quer dizer que não possa ser comprovado amanhã, porque as pesquisas não param, e a cada dia surgem novos dados. A cloroquina por exemplo foi criada para curar malária, e já é usada para outras doenças como lúpus.

Em relação a hidroxicloroquina, cloroquina e ivermectina há cientistas a favor e contra, por isso, ninguém é o dono da verdade. Não cabe a nós leigos ficarmos discutindo um assunto cientifico, nem querermos dizer qual remédio uma pessoa deve tomar, a não ser que ela seja menor de idade e esteja sobre a nossa responsabilidade. Cada infectado é responsável por si e por qual remédio quer tomar. Os médicos têm o direito de prescrever qualquer remédio em conluio com o paciente.

A CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – instalada na Câmara dos deputados passa o tempo todo discutindo o tratamento precoce com base na cloroquina principalmente, e ouvindo médicos e cientistas que são contra, que só querem aparecer. Pura perda de tempo e de credibilidade, se existem também médicos e cientistas a favor. A CPI deveria se preocupar com assuntos mais importantes como corrupção e omissão no combate à pandemia, mas parece que quer incriminar o Presidente e o seu Governos por serem a favor do tratamento precoce e uso da cloroquina.

Na minha modesta opinião, pois não sou especialista em nada, não devemos acreditar cegamente na Medicina que é um ramo da Ciência, e que está em evolução, e até se engana às vezes com algum remédio ou tratamento. Há muitas doenças que não existem tratamento profilático nem remédios comprovados pela Ciência. As doenças causadas por vírus como as pneumonias (Covid-19) são um desafio para a Medicina, por não existir nenhum antiviral. As vacinas também não são 100% eficazes, e estão em evolução e depende de cada organismo. Há casos de pessoas que tomaram a vacina e morreram mesmo sem comorbidades.

Goiânia, 25-06-2021

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 25/06/2021
Código do texto: T7286528
Classificação de conteúdo: seguro