Wimbledon 2021 e a origem do tênis

Em conformidade com a história, o jogo de tênis remonta ao Egito Antigo passando pela Europa do século V, quando havia jogos disputados com uma bola e as mãos. Há uma versão que o tênis moderno surgiu no século 12 na França e na Itália, quando monges num espaço fechado, com as mãos arremessavam uma bola contra a parede. E no século 16 passou-se a usar uma raquete para bater a bola e passou a ser chamado de “tênis”, palavra de origem do francês antigo tenez, que traduzido é “segure” ou “receba”. E mais tarde passou a ser chamado na França e na Inglaterra de “tênis real”.

O jogo atual de tênis tem a sua origem na Inglaterra, no século 19, quando passou a ser jogado em duas meia-quadras, com uma rede no meio e com algumas regras. O torneio de Wimbledon, realizado em Londres, na Inglaterra, é o mais antigo do mundo, e quando houve um debate em torno das regras não definidas. Em 21 de Maio de 1881, em Nova York, EUA, foi fundada a “United States National Lawn Tennis Association” para estabelecer regras e organizar competições em pisos de relva, cimento e saibro. Com o US Open, criado em 1881; o Aberto da França, 1891; e o Aberto da Austrália, 1905, se formaram os 4 Grand Slams ou Majors (termo advindo do basebol). A era aberta veio em 1968, com a profissionalização dos jogadores e a criação de um circuito internacional com o objetivo de divulgar o esporte.

O Grand Slam de Wimbledon, que se realiza em Londres é considerado até os dias de hoje o mais tradicional do mundo do tênis, e continua a ser praticado na grama. No ano de 2020, devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus no país, o torneio de Wimbledon não foi realizado, ao contrário dos outros torneios, que foram realizados mesmo sem público. Este ano voltou com força total e com a liberação dos expectadores, e quase todos sem máscaras, embora só a metade da população foi vacinada. Entre os dias 21 de junho e 12 de julho de 2021 foi realizado o tão esperado Grand Slam de Wimbledon.

A final do simples feminino foi realizada no sábado, 10-07, entre a australiana Ashleigh Barty e checa Karolina Pliskova. Barty num jogo duro superou Pliskova por 2 sets a 1, parciais 6-3, 6-7 e 6-3, e conquistou o seu Grand Slam e ainda se manteve como a número 1 do ranking da WTA. Pliskova que foi número 1 do ranking, subiu para a posição número 9. A decisão do simples masculino aconteceu no domingo, 11-07, entre o sérvio Novak Kjokovic e o italiano Mateo Berrettini. Joko começo perdendo o primeiro set e parecia que iria perder o jogo, mas venceu por 3 sets a 1, com parciais de 6-7, 6-4, 6-4 e 6-3. Nole chegou a 20 Grand Slams conquistados e se igualou ao suíço Roger Federer e ao espanhol Rafael Nadal, e continua como o número 1 do ranking da ATP. Berrettini promessa do tênis italiano chegou a sua primeira final de Grand Slam, e subiu para a oitava colocação no ranking da ATP.

Goiânia, 14-07-2021

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 16/07/2021
Código do texto: T7300451
Classificação de conteúdo: seguro