____________  Sapatinhos Azuis

 
O que cabe no amor de uma mãe? O mundo. Indagação e resposta poderiam se dar por satisfeitas e ponto final: o amor de mãe é absoluto. Falta dizer que ele é múltiplo, diverso, surpreendente. Tanto que todas as coisas que encerram a ideia de vida e amor são chamadas de Mãe — Você é uma mãe para mim!

 Na semana passada, vi uma matéria jornalística linda e oportuna. A palmeira juçara, ameaçada de extinção, vem merecendo um projeto especial de reflorestamento no Vale do Ribeira, sul de SP. Pela importância de seu papel na sobrevivência de mais de 70 espécies de aves e mamíferos, é chamada de Mãe: aquela que cuida, que cria e alimenta. Juçara é palmeira, é mãe, é amor.

E  tem o Eugênio que me conta uma passagem: o presente de aniversário atravessou o Brasil, chegou  numa caixa dos correios, durante uma aula que ele ministrava no curso de Física. Sob aplausos dos alunos, ele chorou de soluçar ao apertar contra o rosto o par de sapatinhos tecidos em lã azul, há exatos 40 anos. Não havia um bilhetinho, um cartãozinho sequer. Mas e daí, quem liga pra isso?  Amor de mãe não se prende a palavras...


Tema da Semana: Amor de Mãe