CADA VEZ MELHOR NO CAMINHO QUE SE FAZ!

Há alguns dias atrás meu primo, Mohab Cardoso, compartilhou comigo um sonho que ele teve durante à noite do dia anterior. Ele resolveu então me contar o sonho através de um vídeo que gravou em seu smartphone e me enviou através do whats app. Mohab disse que em seu sonho estava escalando em uma montanha. Mas ele mesmo se surpreendeu em sonhar algo assim, pois não tem costume em escalar. Todavia lá ele teve a visão de que não estava sozinho, que havia mais uma pessoa ao seu lado, fazendo o mesmo caminho da escalação. Então percebeu que o outro estava se desenvolvendo melhor e que possivelmente chegaria ao topo mais rápido do que ele, pois já se sentia exausto. A certa altura Mohab em seu sonho teve a impressão que faltaria talvez menos de um metro para alcançar o topo da montanha, mas que suas forças estavam se esgotando. Que tinha vontade de pedir ajuda, contudo o orgulho parecia falar mais alto, pois como iria pedir ajuda a alguém que parecia mais ser seu concorrente? Então Mohab se despertou, acordou e não pode mais saber como se encerraria aquele sonho ou qual seria o desfecho.

Vale dizer que após ele ter me enviado o vídeo conversamos um pouco a respeito e compreendemos que essa visualização imaginária em forma de sonho demonstrou-se bastante significativa se compararmos tais fatos aos caminhos pela vida que fazemos diariamente. Uma das lições que podemos inferir desse episódio é que na vida podemos estar sempre acompanhados, mas que não sabemos se as pessoas ao redor são nossos amigos ou nossos concorrentes. Vale dizer ainda que podemos ter em mente que algumas pessoas são vistas como concorrentes, mas na verdade o nosso maior adversário está em nós mesmos. Que nossa visão sobre nós e sobre o mundo faz toda a diferença! De certo que temos que buscar sermos melhores do que nós fomos ontem e não melhores do que os outros – esse é também um princípio oriental japonês (Kaisen).

Cada um tem sua trajetória humana, suas dificuldades e desafios; sua forma de ver e agir no mundo. Destaca-se que nos esforçamos para buscar grandes coisas na vida; que queremos atingir o topo e que desistir não deve ser a opção. O fracasso de nossas ações não irá existir se continuarmos firmes em nossa lida! A superação deve ser cultivada continuamente! Pode ser que em alguns momentos sintamos insegurança no caminho, mas a coragem deve habitar em nós para que mesmo em temor avancemos para vencermos!

Por conseguinte compreende-se que a preparação faz parte do processo da contínua ação. Isto é, pensar que somente devemos agir, quando estivermos preparados pode ser um grande equívoco. Pois, de acordo com o grande educador brasileiro Paulo Freire, “o caminho se faz caminhando”! Nossos pensamentos tem que estar firmes em um propósito. Diz-nos o escritor americano, Napoleon Hill, que “nós somos o que pensarmos”. Isso quer dizer que ao que sugestionarmos em nossa mente, poderemos conceber, materializar e conquistar! Então a síndrome do perfeccionismo é um entrave para que possamos realizar nossos desejos! Destarte é indispensável que “prepararmos para o pior e esperarmos o melhor” pode nos manter muitos mais seguros e certos de nossas realizações em tudo o que almejarmos em nossa existência.

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 24/07/2021
Reeditado em 24/07/2021
Código do texto: T7306413
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.