A Coerência da Hipocrisia Social

De toda sorte de bêbados que podemos encontrar na sarjeta social, a categoria que mais sofre com as chagas de sua condição é a do "bêbado matinal" (permitam -me a classificação). Este, ao contrário dos outros, parece ser o único que chama alguma atenção, que atrai algum olhar, que se faz percebido (não de maneira positiva, é claro).

"Olha lá, benhê, o senhorzinho bêbado logo cedo"

"Meu Deus, logo cedo a pessoa bêbada!? Como consegue!?"

"Mal começou o dia e o fulano tá lá, tropeçando".

Assim segue a linha de raciocínio, quase que uníssona, a condenar aquela atitude legando-a ao fogo eterno do juízo social!

Mas, e o bêbado de fim de expediente? Ah, ele só passa nos barezinhos descarregar o stress. Quanto ao bêbado de fim de semana ? Ele suportou a semana, merece um descanso. O bêbado pós discussão passional? Depois de discutir com o cônjuge, uma cachaça sempre resolve!

Mas, e o bêbado matinal? Não tem desculpa! Não importa suas frustrações, não importa seus motivos, suas faltas, suas necessidades. Não importa nem se ele tem um lar! Só o que importa é que ele tá "bêbado logo cedo(!?)" (como brada a população).

Assim, os "bêbados convenientes", que pela manhã estão sóbrios, seguem para seus trabalhos, em suas bicicletas ou carros apontando o desgraçado na calçada: "que vergonha, bêbado logo cedo..."

Tal é a "coerência da hipocrisia social", cheia de paradoxos, cheia contradições, simpática ao que convém, aversiva ao que não convém. Porém, sempre hipócrita!

Autor: Igor Carneiro

Igor I Carneiro
Enviado por Igor I Carneiro em 28/07/2021
Código do texto: T7309237
Classificação de conteúdo: seguro