Tokyo 2020 e outras Olimpíadas

Estudos arqueológicos trazem evidências que o gênero Hominídeo Australopithecus, animal primata bípede, surgiu há cerca de 2 milhões de anos no continente Africano e originou muitas espécies como Homo habilis, Homo erectus, Homem de Neandertal e Homo sapiens. Nós seres humanos pertencemos a espécie Homo sapiens, e única sobrevivente do gênero Homo, que surgiu há cerca de 350 mil anos, e adquiriu o comportamento moderno há 50 mil anos e se espalhou para todos continentes.

Com o tempo os Homo sapiens se organizaram em tribos, cidades-estados e civilizações. A história conta que a civilização mais antiga era a da Suméria composta de cidades-estados, localizada na região da Mesopotâmia entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje é o Iraque, e que existiu entre 5500 e 4000 a. C. A segunda civilização mais antiga é a Egípcia 3100 a.C. – 30 a.C. que se originou no Norte da África e se estendia ao longo do curso inferior do rio Nilo ou Sul do Egito moderno. A civilização da Grécia antiga era também formada por cidades-estados entre XIX e IX a. C., foi considerada a terceira mais antiga. Após este período vieram a Idade Média e a Era Bizantina.

Não há um registro histórico de quando surgiu o primeiro esporte! Talvez a inspiração tenha vindo da preparação dos homens mensageiros que corriam longas distância. Outra inspiração seja a preparação para as lutas corporais que sempre existiram como diversão. Reza a lenda que no ano 490 a.C., durante uma batalha entre atenienses e persas, um soldado ateniense de nome Pheidippides foi incumbido de percorrer o vale de Maratona até a cidade de Atenas para dar a notícia da vitória, e depois de pronunciar a palavra “vencemos”, caiu morto de exaustão.

E nas Olimpíadas Moderna criaram a Maratona, corrida de 42.195 metros em sua homenagem.

Os Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo que originaram em Olímpia, na Grécia antiga no ano de 776 a. C, conforme inscrições encontradas, e eram realizados a cada 4 anos como uma forma de idolatrar os deuses da mitologia grega como Hércules e Zeus, seu pai, e estavam ligados a rituais de sacrifícios em que os perdedores eram sacrificados. Os jogos reuniam representantes de várias cidades-estados, e as provas consistiam em modalidades como corrida a pé, boxe, luta livre e eventos equestres. Diz a lenda que Coroebus, um cozinheiro da cidade de Elis, foi o primeiro campeão olímpico. No ano de 426 d. C o Imperador Teodósio II ordenou a destruição dos templos gregos, assim como a paralização dos Jogos Olímpicos. Mas, algumas competições esportivas continuaram, como as corridas de bigas e lutas greco-romanas, que faziam sucesso no Coliseu de Roma.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) foi fundado em 1890. A volta dos Jogos Olímpicos Modernos sob o comando do COI ocorreu no ano de 1896, no estádio Panathinalko em Atenas, na Grécia, com apenas 14 nações e 241 atletas que competiram em 43 modalidades. Os Jogos Olímpicos de 1900, em Paris, França; e de o 1904 em ST. Louis, EUA, não atraíram a atenção de outros países. As Olimpíadas de ST. Louis, por exemplo, dos 650 atletas, 580 eram dos EUA. Só a partir dos Jogos Olímpicos intercalados de 1906, em Atenas, não reconhecidos oficialmente pelo COI, que houve o interesse maciço de outros países. Só a partir das Olimpíadas de 1900, em Paris, que as mulheres começaram a fazer parte do quadro de atletas, sendo que dos 997 inscritos, 22 eram mulheres. A tocha olímpica que era acesa nos Jogos Olímpicos antigos continuou como símbolo, enquanto que que a bandeira olímpica com os 5 círculos foi criada em 1914 pelo Barão Pierre de Coubertin. As línguas oficiais do Jogos Olímpicos são o inglês, o francês, mais a língua do país de acolhimento.

O Brasil sediou os Jogos Olímpicos uma única vez, em 2016, na cidade do Rio de Janeiro. Nesta Olimpíada o Brasil bateu o recorde ao conquistar 19 medalhas e terminou na 13ª posição, sendo 7 ouros, 6 pratas e 6 bronzes. A nossa seleção de futebol masculina conquistou a primeira medalha de ouro após 12 participações. Na cerimônia de encerramento foi anunciado a cidade de Tokyo no Japão como a sede das Olimpíadas de 2020.

A Olimpíada de Tokyo no Japão, país insular do Sol nascente e dos olhos puxados, localizado na Ásia Oriental, com 377.975 quilômetros quadrados e cerca de 125 milhões de habitantes, devido a pandemia do novo coronavírus só pode ser realizada com um ano de atraso, ou seja, entre 23 de julho de 2021 e 08 de agosto de 2021, sem a presença de público e com protocolos rígidos de higienização. No quadro de medalhas, 93 países conquistaram pelo menos uma medalha, o que foi um recorde de conquistas por países superando os 86 do Rio. Os EUA terminaram na primeira posição, China na segunda, e Japão na terceira. O Brasil quebrou o recorde de conquistas de medalhas, ao conquistar 21 no total, sendo 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes, e terminar na 12ª posição. A nossa seleção masculina de futebol conseguiu o bicampeonato ao vencer a Espanha por 2 a 1. O meu destaque vai para a Rayssa Leal, de 13 anos, que conquistou a medalha de prata na modalidade Skate Street, e se tornou na atleta mais jovem do Brasil a conquistar uma medalha, e na terceira no mundo. Parabéns Fadinha do Skate ao conciliar os seus sonhos com as bonecas, e mostrar ao mundo que tudo é possível quando há amor e dedicação pelo esporte.

Goiânia, 07-08-2021

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 08/08/2021
Reeditado em 09/09/2021
Código do texto: T7316427
Classificação de conteúdo: seguro