Moralização da polícia

A Ugopoci (União Goiana dos Policiais Civis), sob a presidência de Reginaldo Ferreira de Melo, muito tem feito para a moralização da classe. No último concurso, por exemplo, realizado pela Secretaria de Segurança Pública, a Ugopoci fez uma investigação paralela, com o objetivo de evitar o ingresso na polícia de indivíduos inidôneos. Vários candidatos foram cortados, para o bem da sociedade.

A imprensa tem reconhecido esse trabalho e divulgado as dificuldades porque passa o policial, dentre elas a falta de salários dignos e condições de trabalho. Em O POPULAR do dia 26.4.96 foi publicada a notícia “STF extingue cargos de subdelegados em Goiás”. Esse acórdão é uma vitória da Ugopoci. É o resulddo de luta que vinha ocorrendo há anos, com a tramitação da ação direta de inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da República, por iniciativa do Ministério Público estadual.

Entendeu o Tribunal a relevância da função policial. Disse o relator, ministro Carlos Velloso: “Aqueles que a exercem devem ser integrantes de carreira, não sendo concebível que cargos seus possam ser considerados de confiança do Poder Executivo, assim cargos em comissão”. A carreira é enfatizada pela Constituição Federal, motivo por que a criação de cargos de subdelegados, em comissão, da confiança do governador do Estado, é ofensiva à Constituição.

O presidente da Ugopoci espera agora o imediato cumprimento desta determinação.

(Texto de minha autoria publicado no Jornal O Popular, Goiânia, Goiás, em 11-05-1996, seção Cartas do Leitor)

Alonso Rodrigues Pimentel

Rio Verde - GO

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 14/08/2021
Código do texto: T7320561
Classificação de conteúdo: seguro