Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PRESTE ATENÇÃO!


  Às vezes, somos tão críticos, irônicos e até mesmo debochados diante de situações ou comportamentos de alguém.
 
   Agimos, reagimos e interagimos tantas vezes de forma egoísta, totalmente preconceituosa, autoritária, levados por idéias e julgamentos pré-concebidos de uma maneira tão rígida, tão desprovida de senso ético, ou de preocupação com o sentimento alheio, sem cuidado com quem quer que seja, que conseguimos protagonizar situações de total desrespeito para com o outro. E magoá-lo.
 
   Quando deixamos nos levar pela rigidez mental, pela negação de abertura para o que se apresenta como novo (para mim), ou diferente do que estou acostumado, corremos um grande risco de nos tornarmos inconvenientes, maldosos, e o que é pior, de causarmos desconforto e mal estar a todas as pessoas que forem alvos do nosso preconceito.
 
  Quantas vezes, por exemplo, algumas pessoas se esquecem, ou fazem de conta que se esqueceram, do quanto o que dizem pode ser nocivo e ferir alguém. Fazem comentários premeditadamente maldosos, verbalizam impulsivamente opiniões pessoais, muitas vezes carregadas de preconceitos, e totalmente desprovidas de bom senso, que, dependendo da ocasião, dependendo de quem ouve, pode causar um dano profundo e um mal às vezes irreparável.
 
   As palavras são poderosas, e podem desencadear situações muitas vezes impensadas por quem as profere. E muitas vezes, por distração, ou até mesmo por total falta de sensibilidade, nos esquecemos disso.
 
   Quantas vezes, mesmo diante de situações extremamente delicadas, costumamos nos distrair, e não ter cuidado com o que dizemos, e com isso, conseguimos desnecessariamente machucar profundamente o outro?
 
   E as críticas acompanhadas de sorrisinhos debochados? O sorriso é uma expressão tão linda e tão afetuosa quando é sincero, e realmente aparece no rosto de alguém, para demonstrar satisfação, alegria, contentamento e aprovação, mas algumas pessoas preferem descaracterizá-lo, e o usam para desrespeitar o outro, para atacá-lo. E todos sabemos que quando usado de forma cínica e irônica, o simples ato de sorrir, pode se tornar uma arma e ferir profundamente alguém.
 
   A palavra também! Tanto pode ser direcionada de forma afetuosa, com carinho e proporcionar alegria para quem ouve, quanto pode também ferir e desencadear enorme tristeza...
 
   Preste atenção!
Francisquini
Enviado por Francisquini em 11/11/2007
Código do texto: T733082
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Francisquini
Lavras - Minas Gerais - Brasil, 56 anos
177 textos (12637 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/09/17 22:50)
Francisquini