Essas mulheres.

Estava na sala com a minha esposa, quando de repente, ela me fez aquela famosa pergunta a queima roupa:

- Você está notando algo de diferente em mim?

E agora, eu tinha que acertar de primeira, minha situação não estava boa desde ontem, quando ao passar de carro próximo ao parque ela indagou se eu tinha achado bonita uma garota que estava correndo no parque. Perguntei: que garota? Nem tinha reparado aquela morena de boné preto, cabelo com rabo de cavalo, top branco e calça azul colada. Continuei falando: eu olhei para aquela moça da mesma forma que olhei para aquele senhor de blusa branca (ou seria azul, preta? Sei lá).

Bem, mas depois do passeio dominical, do almoço, pensei que não teria mais sobressaltos esses dias.

Mas eis que vem a pergunta que deveria ser banida do vocabulário das mulheres: Você notou algo de diferente em mim?

E agora? Não podia me queimar por dois dias consecutivos. Olhei, desviei o assunto, fui pegar água, mas não adiantou, a pergunta continuou no ar.

Sentei no sofá de novo, olhei, olhei, olhei, olhei, ainda tentei virar o jogo, dizendo que ela não brincasse que dissesse logo, não adiantou. Sabe quando você está fazendo uma prova, que surge aquela questão com cinco opções e a letra e é aquela maldita alternativa: nenhuma das anteriores, e mesmo assim não adianta nada, pois você não sabe mesmo o que significam as anteriores. Era assim que me sentia e pior, sem as anteriores.

Tentei ir para o chute, esperava acertar um daqueles de Zico da época do Flamengo. Concentrei-me naquele momento solene, parecia estar no Maracanã em silêncio, chutei: Você cortou os cabelos?

Para fora. Ela havia falado de um corte, mas seria para daqui a duas semanas. Eu sim, estava ameaçado de ser cortado, em pedaços.

O sorriso dela passou a ser meio-sorriso.

Coloquei a bola de novo para outro chute. Mais momentos de tensão, respirei e chutei: Tirou as sobrancelhas?

Desta vez a bola foi mais longe. Bem, foi me dada outra chance.

Peguei a bola, final de Copa do Mundo, agora nem os pássaros eram ouvidos, o juiz apitou, corri, aliás, falei: Você se depilou?

Lá vai a bola saindo do estádio, agora sei como o Baggio se sentiu na final da Copa de 94.

Bem, se eu acertasse de primeira, minha situação já estaria ruim, o que dizer depois de errar três. Desisti e perguntei: o que você fez?

Depois de ouvir o tradicional: "você não repara em mim mesmo", recebi a resposta:

- Fiz limpeza de pele. Você não notou que tiraram aquele carocinho em cima da minha pálpebra?

Se eu nem sabia que dava para notar limpeza de pele, como iria poderia ter percebido se algum dia tinha tido algum caroçinho em cima de pálpebra.

Nas como todo homem, ainda menti um pouco: é realmente aquele caroçinho estava grande.

Bem depois de ser acusado de olhar injustamente para uma morena de 1,70, de cabelos cacheados e não acertar o que estava diferente em minha esposa, isso ainda na segunda-feira. A promessa é de uma longa semana.