Aviso Aos Navegantes

Eric do Vale

Por mais que eu afirme que não sou ligado a nenhuma corrente ideológica ou diga que não pretendo levantar nenhuma bandeira política, haverá sempre alguém que fale o contrário. Digo isso, porque, ultimamente, não consigo mais me conter em ouvir as pessoas falarem coisas que, dentro do período atual, são desconexas.

Por exemplo: comumente, as pessoas, diante da crise econômica, afirmam que isso foi culpa daqueles que governaram o país, de 2003 até 2016. Incansávelmente, delegam essa responsabilidade a eles. Pergunto: e os antecessores desses?

É claro que esse meu questionamento não chegará a lugar nenhum, visto que isso resultará em uma interminável discussão. Contudo, já está mais do que na hora das pessoas amadurecerem um pouco e perceberem que a raiz dos problemas que assolam o Brasil são oriundos do período colonial. Posteriormente, esses problemas viraram uma bola de neve até adquirien maiores proporções.

O meu descontentamento não são com as convicções políticas defendidas por um celeto grupo, pois me valho da Constituição Federal para, neste texto, defender a tese de que todos detém o direito de expressarem os seus pensamentos. Todavia, é necessário que tais pontos de vistas manifestados apresentam alguma coerência.

Não há razão em responsabilizar uma única gestão pela crise que, no presente momento, o país vem atravessando, pois, como já disse, decorrem de situações anteriores.

Vale também frisar que a partir do momento em que o Muro de Berlim caiu, o regime comunista entrou em colapso, portanto não há motivos para falar em comunismo, nos dias atuais. Pergunto: essas pessoas, por acaso, fazem ideia do que seja o comunismo?

Também, é preciso que as pessoas deixem de ter uma visão maniqueista das coisas. Se qualquer posicionamento político fosse bom, a sociedade não seria governada por seres humanos.