Aviso Aos Navegantes II

Eric do Vale

Um vídeo compartilhado por um conhecido trazia a seguinte chamada: "Lula Diz Que Negros São Escravos e Vagabundos". Logo que o acessei,percebi uma certa distorção, pois os comentários feitos por Lula haviam sido cortados. Ademais, o ex-presidente, nesse vídeo, disse que o negro havia deixado de ser escravo para se tornar vagabundo.

A maioria ao acessarem esse vídeo, ficará horrozida e, provavelmente,dirá "Só podia ser esse vagabundo!". Logo, lançarão injurias sobre ele, como, de fato, realmente aconteceu.

E é para essa "maioria", que desconhece a História do Brasil, que eu faço a seguinte pergunta: alguém já teve a curiosidade de saber o que aconteceu com os negros, logo após a assinatura da Lei Áurea?

Essa lei, diga-se de passagem, serviu como um tiro de misericórdia, pois a escravidão negra, no Brasil, já havia sido praticamente extinta com o advento de legislações anteriores: Lei Eusébio de Queiroz (que extinguiu o tráfico negreiro); Lei do Ventre Livre( Considerava libertos os filhos dos ex-escravos); Lei do Sexagenário ( Decretou a liberdade dos escravos com mais de 60 anos).

A população brasileira, mesmo no apogeu da Lei Áurea, conservou o pensamento escravocrata de outrora, não oferecendo emprego e dignidade aos negros. Dificultando mais ainda a integração desses junto a sociedade.

Consequentemente, eles se deslocaram para zonas periféricas que,posteriormente, seriam denominadas de favelas. Daí, o porquê de, muitas vezes, apresentarmos um conceito totalmente errado dos negros referente a sua condição social. Algo muito comum, nos dias atuais. E há quem fale que eles gostam muito de se vitimizarem!

Esse é o meu argumento em relação ao comentário feito pelo nosso ex-presidente sem intenção de querer desculpá-lo, como alguns poderão pensar.