Cansado?

Recentemente, o Brasil assiste um grupo de pessoas fundarem um movimento para dizer que estão cansadas. De tudo. E a forma mais adequada para manifestar esse cansaço é juntar um grupo de cinco ou seis burgueses (essa palavra tá na moda), que não têm nenhum motivo para estarem cansados porque provavelmente não devem ter nada para fazer. Então, eles fazem um minuto de silêncio (e ainda acham que estão fazendo alguma coisa). Um minuto de silêncio, é gastar 60 preciosos segundos fazendo... nada?!Em favor de quê? Contra o quê?

Diz-se ser tudo voluntário. Grandes empresas envolvidas, grandes campanhas publicitárias caríssimas sendo veiculadas em grandes mídias de diversos tipos. A troco de nada. Apenas pelo ato civil de protestar. Ah! Realmente é querer fazer muita piada da cara dos brasileiros. Será que ninguém deduziu que com certeza que a gente ia acabar descobrindo a tentativa frustrada de realizar um movimento antigoverno que, dando certo, ia encher os cofres dos envolvidos?

O que acontece é que o “Movimento Cansei” (procura no google) - teoricamente liderado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo e com a participação de diversas entidades e lideranças da sociedade civil - criou sua imagem baseada na indignação com o que esta acontecendo no país. Como aqui, quando não se consegue dar solução a algum problema, a maneira mais fácil é colocar a culpa no governo, os motivos do movimento caíram como luva a favor do esquerdismo do país.

A questão agora é: quem está cansado? Sim, porque esse manifesto todo aí, diz que tenta simbolizar o cansaço da população. Essa sim está cansada. Porque essa paga impostos, essa fica na fila dos aeroportos (porque não dá pra ficar fretando jatinho nem comprando helicóptero né?), essa tem que pagar as contas, com a grana apertada no fim do mês. E era ela quem deva liderar o movimento. Mas eu conheço gente que ainda nem sabe o que é “Movimento Cansei” e nem pra que serve (pra falar a verdade, nem eu sei pra que serve. Pelo menos eu sei que não seve pra o que diz que serve).

É bem verdade que o caso é muito mais complicado do que meus humildes comentários a respeito do assunto. Mas ressaltar a importância de que um movimento que não diz nada não dura muito tempo. Enfraquece e morre. Se o que os “cansados” queria eram 15 minutos de fama: os objetivos foram alçados. E só isso mesmo.

Isa Socru

Isa Socru
Enviado por Isa Socru em 12/11/2007
Reeditado em 12/11/2007
Código do texto: T733535