VOCÊ TEM CERTEZA DE QUÊ?

QUEM TEM CERTEZA DE QUÊ? Só os tolos.

Muitos têm certeza do que não é. Enfrentam a lógica. Péssimo passar por este mundo distante do óbvio, vivendo nos braços da hipótese, aquilo que não é, que seria, se fosse.

Se perguntásseis a todos os homens antes de Copérnico:

— O sol levantou-se hoje? O sol se pôs?

— Temos absoluta certeza que responderiam à uma.

Tinham certeza de que e no entanto estavam errados.

Sortilégios, adivinhações, obsessões foram durante longo tempo as coisas mais certas do mundo aos olhos de todos os povos;incautos. A pretensão comanda. Advinhações eram certezas.

Quanta gente algemada às ilusões não estava certa do que presumia. Presumiam e tinham certeza. Viam o que não viam, cegueira!

Hoje acha-se menos em voga essa certeza. Mas continua.

Um jovem estudante de geometria, principiante, se acha às voltas com a definição dos triângulos.

Por tese digo a alguém que estuda geometria: é certo que os três ângulos de um triângulo são iguais a dois ângulos retos?

Responde, hipoteticamente, não só não tenho certeza como nem sequer compreendo claramente essa proposição.

Esclareço, certifique-se para o resto da vida.

Coloco uma certeza; não eram mais que probabilidades que, examinadas, revelaram-se erros. Por quê?A certeza matemática, é imutável e eterna.

Existo. Penso. Sinto. Formidável equação irrespondível.Será isso tão certo quanto uma verdade geométrica? Sim. Por quê? Porque as verdades se provam pelo princípio de que nada pode ser e não ser ao mesmo tempo. Não posso existir e simultaneamente não existir, sentir e não sentir. Um triângulo não pode ter cento e oitenta graus, a soma de dois ângulos retos e ao mesmo tempo não os ter.

De mesmo valor são pois a certeza física de que existo, de que sinto e a certeza matemática, embora de gêneros diversos.

O mesmo não acontece com a certeza que se funda em aparências ou testemunhos unânimes dos homens.

Paris não existe? Indivíduos dos mais diversos países e opiniões, que escreveram violentamente uns contra os outros pregando a verdade, deles, não vos asseveraram a existência dessa cidade?

Provável que exista tal cidade. Mas não apostaria a vida que exista, mas não hesito em apostá-la em como os três ângulos de um triângulo perfazem dois retos.

Certeza...o que somos nesses grãos desprezíveis de conhecimento e sabedoria? Nada...

Estampado no Dictionnaire Encyclopédique uma coisa surreal. Eu deveria estar seguro que o marechal de Saxe ressuscitou, como estou de que ele venceu a batalha de Fontenoy, quando toda Paris sabia. Perfeito "logos", o raciocínio é admirável: Paris toda me diz coisa moralmente possível; portanto não devo crer quando me diz coisa moral e fisicamente impossível.

Certezas, tolices, viemos de onde, seres extraterrenos? E Newton disse existir uma gravidade, eixo operacional da terra, planeta, mas escreveu mais sobre Deus do que sobre física... quase foi morto por essa certeza contestada. Vaguemos nas sombras do saber que nada sabemos.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 29/09/2021
Reeditado em 30/09/2021
Código do texto: T7352991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.