Bochas

Sou de sessenta. Minha mãe tem noventa e dois. Firme e forte. Aparentemente reconhece a todos, acredito que só não saiba onde colocar cada qual. A demência é a perda progressiva, principalmente da memória.

A medida que o tempo passa, mais corriqueiros esses assuntos vão se tornando.

Lembro que quando adolescentes os motivos dos diálogos eram bem distintos. Roupas, calçados, comportamento, profissão.

Já se falou muito sobre filhos, ganhar dinheiro, empreender... mas no atual estágio, quem conquistou esse privilégio, está quase formado em farmácia tamanho o conhecimento adquirido sobre drogas lícitas, ao ponto de discutir com qualquer profissional de saúde.

Também estamos quase sem digitais de tantas noites de carteados.

Mas é preciso exercitar a máquina que é o corpo humano. Sedentarismo nessa idade é venenoso.

Comecei a praticar um esporte originário na antiga Grécia e no antigo Egito, bocha.

O esporte consiste em lançar bochas e situá-las o mais perto possível de um bolim, previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou "remover" as bolas dos seus oponentes. As canchas devem ter dimensões de 30 a 50 metros de comprimento, 4 metros de largura e altura uniforme de 30 cm. Poderão também ser utilizadas canchas com dimensões de 24 a 27 m de comprimento.

A maioria dos praticantes são idosos, pois é essencial no jogo a paciência, a compenetração e a calma.

Comecei a frequentar canchas para praticar o esporte. Além de melhorar minha saúde também fiz novas amizades.

Certo final de semana me chamou atenção uma equipe de jogadoras femininas.

Era um time de cinco jogadoras.

Sem problemas, ir participar de uma competição e levar uma reserva, mas nesse time eram todas titulares.

Chamavam atenção de todos. Uma das jogadoras, acho que chamavam ela de keke, cantava o jogo o tempo todo, não parava de falar.

Aos gritos! Do contrario as outras não escutariam.

Eu na assistência, cheguei a me afastar da cancha.

Tinha outra jogadora, a menor delas, Cidinha, agitadíssima.

Fazia cinco viagens até o bolim antes de lançar uma bocha. As demais pareciam desligadas, muito calmas, tipo uns tres comprimidos de rivotril. Mas todas com as cabeças protegidas.

Afastado da cancha, acompanhando o desenrolar da partida fui compreendendo a necessidade de elas estarem usando capacete.

O jogo foi esquentando.

Não sei como terminou, me retirei das proximidades.

Acho que as duas agitadas tinham tomado uma dose extra de zolpidem com espumante.