A cocada é um recurso natural, que não sofre nenhuma transformação.



A cocada da vovó é igual a coco mais outros ingredientes, mais a energia térmica fornecida pelo fogão, mais o trabalho e o conhecimento da vovó. A cocada é um produto pronto, que podemos chamar de riqueza.

A vovó é a dona do conhecimento, uma especialista em culinárias. 

Vamos supor que o coco e a cocada sejam vendidas. Um coco custa três reais. Já uma cocada custa cinco reais. Por que essa diferença de preços? 

Porque quando se colhe um coco no pé de cocos, cria-se apenas um emprego: o de colhedor de cocos. No entanto, quando a vovó faz a cocada, ela cria empregos no fornecimento de cocos, na companhia de gás de cozinha, na indústria de fogões, na fabricação de panelas, de colheres e até na de embalagens, porque tudo isto é necessário para se fabricar e vender  cocadas. 

Resumindo, a cocada custa mais do que um coco porque a cocada é igual coco mais tecnologia agregada, e a sua fabricação criou mais empregos do que simplesmente colher o coco no pé de cocos.

Agora, vamos falar o que acontece no dia-a-dia no comércio de mercadorias. Em média: a cocada custa R$ 10,00, isto é, 2 vezes mais do que a cocada da vovó. Porque mais caro? Por causa dos impostos, pois quanto mais impostos agregados ao produto, maior é o seu preço, menos empregos foram gerados na sua fabricação. Os países ricos sabem disso. Eles investem na pesquisa e tecnológica para diminuir os impostos, pois quanto menos impostos, mais retorno e mais emprego são oferecidos. Por exemplo: eles nos vendem uma placa de computador que pesa 100g por US$ 250. Para pagarmos esta plaquinha eletrônica, o Brasil precisa exportar 20 toneladas de minério de ferro.

O Brasil é rico em energia e recursos naturais, mas é um país que cria muitos impostos. Os países ricos são ricos materialmente porque eles produzem riquezas. Riqueza vem de rico. Pobreza vem de pobre. País pobre é aquele que não consegue produzir riquezas para o seu povo.  Os países ricos investem em escolas, ciência e tecnologia. O Brasil investe em políticos.
Luiz Gonçalves Martins
Enviado por Luiz Gonçalves Martins em 11/10/2021
Reeditado em 11/10/2021
Código do texto: T7361587
Classificação de conteúdo: seguro