CARTA À INFÂNCIA

Sempre que se faz uma cápsula do tempo se escreve falando de um presente já passado para um incerto futuro. Então me parei a pensar em como seria uma cápsula do tempo ao contrário, se eu pudesse escrever para mim mesmo uns trintas anos pra trás em minha própria cronologia. Desta ideia nasceu isso:

Oi Nenê!

Eu sei que tu odeia esse apelido, mas te acostuma que ele vai te acompanhar pelo resto da vida. Até hoje me arrependo de não ter aceitado aquela ideia tua de botar o tico pra fora e gritar “Tá aqui o nenê” quando alguém nos chamasse de nenê. Não ia resolver, mas teríamos uma história muito boa pra contar.

Vou começar te contando as partes ruins, aquele teu sonho de ser jogador de futebol, mais especificamente de ser goleiro artilheiro não foi realizado. Rogério Ceni realizou esse teu sonho, vais fazer muito piada com ele.

Ah! Falando em piada, sabe aqueles comentários sarcásticos?! Acho que tu ainda não sabe o que é sarcasmo. Sabe aquelas gracinhas que tu fala de vez em quando e todo mundo na aula ri?! Pois é, vais fazer isso muito na faculdade.

Sim, faculdade. Tu lembra daquele trabalho de sala de aula que era lido um texto e depois os alunos tinham que fazer uma audiência simulada e escolheste ser de advogado de alguém?! Pois é, eu não lembro bem como era, nem tu já que perdeu o caso por falta de estudo, mas enfim, a gente fez a faculdade de direito.

Tudo isso só foi possível por conta dessa paixão por ler e escrever. Não quero dizer nada, mas tenho pra mim que tudo que a gente fez na vida é graças a isso.

Ah! Sabe aquele sonho que tinhas cada vez que pegava um disco e via o nome dos compositores?! Pois então, tu te tornou compositor e teve algumas músicas registradas em discos.

Sabe aquela paixão que tens pelo violão que tem na casa da mãe da tia Bete, que não era tua tia, portanto a mãe dela não era tua vó?! Essa paixão vai falar mais forte e o violão se tornou parte importante da nossa vida.

Aquele sonho de escrever um livro ainda não foi alcançado, mas já tivemos a oportunidade de participar de alguns livros com nossas palavras. Então, mesmo que não tenhamos realizado esse sonho, posso dizer que praticamente tudo que alcançamos foi através da leitura e da escrita.

Voltando, sabe aqueles comentários inesperadas e engraçados que costumas fazer?! Vais fazer isso no palco e também no rádio. Só não te empolga que o rádio já não é isso tudo, perdeu muito espaço pra internet.

Vixe, não sei como te explicar o que é internet, mas enfim, vai tudo dar certo.

@oantonioguadalupe