O Parque de Diversões

Em meus sonhos existe um parque de diversões onde distribuo ingressos e fichas gratuitamente por amizade e amor. Tem ficha para a pescaria e dentro de cada prêmio escondo um poema. Cada argola colorida que se joga e acerta dá direito a um livro do seu interesse. Nos dardos, quem for bom de pontaria ganha balas e abraços, mas no trem fantasma só tem o Pluft, fantasminha da Maria Clara Machado, a contar histórias para todas as crianças e adultos que gostarem de aventura.

No meu parque tem maçã do amor e uvas carameladas bem vermelhinhas porque é a cor mais linda que tem, a cor do coração que bate forte, mas nunca machuca ninguém. A roda-gigante mostra lá do alto esse panorama exuberante, arborizado, florido, como se todo mundo estivesse voando e tivesse superpoderes. As pessoas que não se conhecem precisam dividir as cabines do brinquedo para fazer novas amizades, nada de timidez porque na vida uma criatura sempre complementa a outra com algum pedacinho que elas nem sabiam que faltava. Eu garanto!

E a montanha-russa? Causa palpitação e pode pintar até namoro se alguém pegar a mão do outro na hora do “looping”. Aí vem o frio na barriga e tudo vira de cabeça pra baixo de verdade…. Ou melhor, um carrossel de emoções, mas esse já é outro brinquedo muito apreciado. Sempre achei lúdico ver os cavalinhos rodarem lentamente ao som de uma música bonita como se reproduzissem o ritmo do mundo. Às vezes rodamos e voltamos ao mesmo ponto que é para aprendermos a errar coisas diferentes, nunca as mesmas, pois seria tolice.

Enfim, uma delícia de parque fictício do bem que só reverbera sentimentos genuínos sem dores, guerras ou maldade, é a minha versão da canção “Imagine” de Lennon. Amanhece e acordo para a realidade que não posso franquear tal parque a quem gostaria, sou formiguinha sobre a Terra. Mas…. Esperem… Formigas são fortes, carregam muitas vezes seu peso e no seu passinho podem andar um quilômetro por dia. Outros projetos grandiosos podem e devem ser tentados, não é utopia, basta mentalizar, trabalhar e perseverar.