Vila Julia... (BVIW)

Na caminhada de ontem, observei os reflexos do céu azul de primavera e dos recortes de árvores pincelados nos vidros dos carros. Senti uma felicidade única -“Bliss”,cada ‘tela’ mudaria conforme meu olhar fosse por elas passando...E assim,ao continuar o passeio admirei uma casa em especial; parei em frente a ela como se pudéssemos conversar:construção antiga em alvenaria com janelas de madeira, porta, escada e fachada em tons de bege e marrom. Escrito logo acima da varanda duas palavras: Vila Julia, interessante essa sensação de vila, de voltar ao passado, em Curitiba, cidade repleta de edifícios.

Diante dela senti uma pausa no tempo e me perguntei: quem seria Julia, talvez, uma moradora da casa? E seu nome foi escolhido por quê? Então,imaginei uma senhora de cabelos brancos, perfumada com Água de Colônia, sentada em uma cadeira no jardim, olhando a rua, ou, Julia menina, brincando de pular os degraus da escada vermelha... Há várias casas com nomes de Vila (Isabel, Sandra, Ana Maria...) e, em algumas há uma capelinha com uma Santinha para protegê-las.

De quase, tudo que aprendi na vida ficam as memórias, as cores, os aromas e amores, de dias assim, de perceber a passagem do tempo, de sentir em cada caminhada uma brisa de despedida, um vento de saudade.Aprendi que embora quisesse ‘colar’ uma pétala de rosa à borboleta que está sem uma das asas... eu não posso, pois cada ser tem seu tempo de vida na Terra.