Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VALE TUDO!?


 Sabemos que a sociedade moderna é altamente competitiva.
 Se esforçar para se tornar ótimo em algo, pode ser saudável! Viver a vida procurando sempre se aperfeiçoar pode ser estimulante e positivo. Mas infelizmente, este esforço e esta procura, muitas vezes estão sendo feitos de maneira destrutiva, desleal e até mesmo desonesta.
 Atualmente, e cada vez mais, somos estimulados a sermos competitivos, a estarmos sempre alertas e nos preparando para superar alguém.
 As propagandas veiculadas, cada vez mais nos informam que para sermos bem sucedidos, temos que necessariamente derrubar alguém, ou seja, muitas vezes, a mensagem que recebemos, é que, o importante, nem é tanto a minha vitória, mas sim quantos conseguimos derrubar, deixar para trás, ou ainda “matar de inveja” alguém, como tantas propagandas estimulam.
 Chega-se a ponto de algumas pessoas, sentirem imenso prazer muito mais em ver a derrota do outro, do que em elas próprias vencerem. A vitória nem mesmo é comemorada, pois a satisfação maior é sentida ao ver o outro derrotado!?
  Compete-se por tudo e a todo o momento. Virou moda o vale tudo. Para se sobressair e “vencer”, vale qualquer coisa. Não importa se nesta nossa caminhada em busca da “vitória” (ou da derrota do outro) em busca do ponto mais alto do “podium”, mentimos, enganamos, pisamos e machucamos quem quer que seja, ou aviltamos a nossa consciência.
 Hoje, e cada vez mais do que nunca, “os fins justificam os meios” (?), e as pessoas ao que parece, “gostam de levar vantagem em tudo, certo?”.
 O caminho que seguimos, as atitudes que temos, os meios que usamos, enfim, o que fazemos para “chegar lá”, são meros detalhes, irrelevantes, sem importância. O que importa mesmo, é ser maior e melhor do que fulano, é ter o carro mais caro do que o do vizinho, é comprar um vestido almejando principalmente despertar inveja nas amigas. Ou seja, competir, superar, ser invejado. E “chegar lá”!
 Devido a isso, muitas pessoas passam a vida sem descobrir realmente o próprio valor, sem perceber e muito menos reconhecer o real valor do outro, pois ficam tão preocupadas em subir, em ter características que dizem ser fundamentais para ganhar a competição!
 Despertar a inveja de alguém, passou a ser importante e fundamental como demonstração de valor, de prestígio. Ser invejado é sinônimo de ser bem sucedido! E tantas pessoas perdem valioso tempo da sua vida, para sentirem inveja, ou para provocarem inveja!
 Em conseqüência disso, muitas delas se tornam falsas, chegando a ponto de demonstrarem amizade, para, através da confiança que adquirem do “amigo”, conseguirem ter acesso aos seus pontos fracos(todos temos) e derruba-lo, tira-lo do “páreo”.
  Você já passou por esta experiência? Já se sentiu usado? Já se sentiu traído por alguém que você tinha apreço, e considerava como sendo seu amigo?
 Se já, tenho certeza que foi horrível. Então, preste atenção para não repetir isso com ninguém!



Francisquini
Enviado por Francisquini em 15/11/2007
Código do texto: T737802
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Francisquini
Lavras - Minas Gerais - Brasil, 57 anos
177 textos (12703 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/10/17 22:16)
Francisquini