2021: Um ano marcante

O ano de 2021 foi muito marcante. Quem não gosta de coisas marcantes? Mas nem sempre coisas marcantes são agradáveis. Assim foi 2021, mais um ano marcado por um vírus mortal. Um vírus que abalou diversos países, um vírus que fez com que as pessoas se lembrassem o quanto a vida é um sopro. Além disso, nós perdemos o direito de ter um contato mais próximo um com o outro. Isso, consequentemente, tornou as pessoas mais antissociais, porque a comunicação tanto para trabalho, estudos ou outro motivo, passou a ser realizada em aparelhos de celulares e/ou computadores e, pessoalmente, as pessoas passaram a conversar a alguns metros de distância. Também a máscara e o álcool em gel se tornaram itens essenciais para as pessoas obterem acesso aos estabelecimentos comerciais.

No começo, essa tragédia parecia estar distante de nós. Não é mesmo? Mas entre as pessoas que estavam se despedindo de seus familiares em uma cama de hospital por causa desse vírus, fomos observando que haviam rostos conhecidos. Rostos que víamos no dia a dia, rostos que não queríamos deixar de ver jamais. Isso doeu muito e ainda dói, porque eram pessoas especiais demais para nós e não tivemos muito tempo para nos despedir delas.

Mas será mesmo que aprendemos algo com tudo isso? Será que estamos mesmo aproveitando a vida como se não houvesse o amanhã? Porque o amanhã só existe na nossa mente. Por esse motivo, nós ainda temos a esperança de que vamos acordar mais um dia ao lado das pessoas que tanto amamos.

Enfim, enquanto o amanhã não vem, podemos nos perguntar: E agora? O ano está terminando. Esse fantasma (vírus) ainda pode nos perseguir? Todos nós gostaríamos de afirmar que as coisas vão voltar a ser como antes. O problema é que essa afirmação não vai condizer com a realidade. Nada mais será como antes, porque tudo mudou e ainda pode sofrer mais mudanças severas no futuro. Por isso, temos que aproveitar o agora com as pessoas que amamos e fazer o que gostamos, porque o amanhã não nos pertence.

Janaina Caixeta
Enviado por Janaina Caixeta em 07/11/2021
Código do texto: T7380597
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.