ESTAVA ESCRITO NAS CARTAS

Maurinho percebeu um clima tenso ao chegar em casa de mais um dia de trabalho. Em cinco anos de casamento, era a primeira vez que Isadora não o recebia na porta, de forma efusiva, com um beijo. Pelo contrário, permaneceu junto a porta da cozinha com as mãos na cintura parecendo um totem.

Durante alguns instantes, enquanto caminhava em direção a esposa, Maurinho se questionava se havia esquecido do aniversário de Isadora, ou alguma outra dada importante da relação, tentando entender como ele poderia ter dado causa ao comportamento esquivo dela.

Isadora, sem tirar as mãos da cintura, desviou o rosto do beijo que Maurinho tentou lhe dar depois de caminhar em sua direção. Sem entender a atitude, até por ter certeza que não havia esquecido de nenhuma data nos últimos seis meses (Isadora havia registrado todas as datas importantes para o casal na agenda do telefone dele), questionou:

-O que aconteceu? Fiz alguma coisa pra ser recebido deste jeito?

-Pois me diga você, Maurinho, fez alguma coisa pra ser recebido deste jeito?? -devolveu Isadora, sem tirar as mãos da cintura-

Maurinho recuou com a expressão pensativa, interrogando a si mesmo sobre cada acontecimento do dia procurando uma pista do que poderia ter motivado essa recepção de Isadora. Sem fazer ideia, decide blefar:

-Desculpa, amor. Não respondi a sua última mensagem dizendo que me amava. Hoje foi corrido no trabalho, visualizei e acabei esquecendo de responder. Me perdoa?!

-Você acha que estou assim por causa de uma mensagem não respondida, Maurinho? -replica Isadora de forma exultante-

-Então o que aconteceu hoje depois que sai pra trabalhar pra você ficar deste jeito?

-Eu fui na cartomante, Maurinho!

-Você, só pode estar de sacanagem comigo Isadora! Cartomante?! O que ela disse, que eu tenho outra?

-Exatamente! Seu cafajeste!!

-Isadora, isso é tudo charlatanismo. Essa gente é especialista na psique humana. Ela percebe o que a pessoa tem medo de ser traída, aí ela usa isso pra enganar as pessoas com as cartas. Pode ver que a mesma carta tem um significado diferente pra cada pessoa. Garanto que ela te falou que tinha traição quando saiu a carta do enforcado.

-E foi mesmo. Ela disse que o enforcado significava traição.

-Estou dizendo Isadora. Essa carta do enforcado é o coringa da desgraça. Pra mim a cartomante disse que o enforcado significava que eu ia ficar desempregado.

-Ela não errou, na outra semana o seu chefe te mandou embora!

-Coincidência, Isadora. Minha despedida foi consequência da crise na economia, só entrei pras estatísticas como milhões de brasileiros. Ela viu que eu não estava inseguro com meu casamento, então jogou um verde com a minha vida profissional.

-Ela nunca errou... -disse Isadora hesitante-

-Não deixa uma charlatã estragar o nosso casamento.

Isadora abraçou Maurinho e prometeu não levar à sério o que ouviu à tarde da cartomante afamada por nunca errar uma previsão...

**************************************************

De madrugada no celular de Madame Giselle chega uma mensagem de Maurinho: “Ela sabe, não podemos nos ver mais!”...

@oantonioguadalupe