____________________A CASA DA PENSYLVANIA

 

 

Chovia. Seria para compor o cenário cinematográfico da casa da Pensylvania? Não sei. Só sei que me senti entrando num filme. O lugar que virou assunto na cidade, impressiona. Não só pela arquitetura diferenciada, mas pela própria energia nele contida.

 

A casa que durante anos se escondeu dos olhos alheios, finalmente se expõe com toda a sua beleza e singularidade. Estive lá em outro tempo, e ela nada tinha dos tétricos ares de hoje. Era solar, com muitos jardins, canto de passarinho, repouso para os olhos e para a alma. A casa da Chácara Pensylvania era um oásis de paz e tranquilidade. Creio que se impregnava da alma tranquila e bonita de seus donos. A casa despertava a curiosiade de quem a avistava de longe em meio aos arvoredos: era uma réplica trazida de viagens pelo mundo e tinha as digitiais de quem a pensou com os olhos da poesia.

 

Entrei na Pensylvania como quem adentra os túneis do passado. Janelas, vitrais, telhados e pilares dizem muito sobre aquela majestosa construção. Em seu entorno, a natureza foi preservada em cada árvore, em cada canto de passarinho, em cada canto do jardim. Tudo foi pensado para ser um lar aconchegante, fragmento do paraíso na terra. E não se economizou em sonho: sobre cada tijolo imprimiu-se vida.

 

Tudo passou. Restou a casa, testemunha viva das vidas que a habitaram. A cidade cresceu, o progresso pediu passagem, a mata desnuda mostrou nuances da suntuosa edificação: à porta, o traço negro do asfalto fez o cerco, deixando à mostra traços do que antes era só mistério. O vandalismo invadiu, saqueou, quebrou vidros, paredes; profanou limites e intimidades. Lamentável sacrilégio!

 

Dá um nó na garganta, andar pela casa destruída em sua beleza ímpar — totalmente sem igual por essas nossas redondezas. Espero que salvem a casa. Espero que salvem as memórias do que um dia foi muito de felicidade e sonho materializados. Espero que salvem a casa da Chácara Pensylvania para que nossa cultura tenha como contar às futuras gerações uma parte importante da história da cidade.