LEITE NÃO DERRAMADO

Nos primeiros meses nenhum dos amigos que estavam presentes no fatídico dia no Bordel da Adelaide tocava no assunto, com receio do Osvaldinho se sentir constrangido. Mas sabe como são os amigos, não demorou para que Esteves, testemunha ocular da história, começasse a fazer piada com a situação.

Na primeira vez que Esteves contou a história, apenas entre os presentes no bordel, Osvaldinho rezingava e balançava a cabeça. Da segunda vez em diante, não querendo deixar os lapsos de memória do Esteves estragar as viradas da história, Osvaldinho passou a aparar as arestas da narrativa que não eram fieis aos fatos.

Mas foi num churrasco, depois do futebol com outros amigos que não estavam presentes, que Osvaldinho assumiu a redação final da história. Enquanto Esteves se perdia em descrições poéticas e acessos de tosse, ele bateu no ombro do amigo e tomou a frente como contador do causo.

A partir daí, Osvaldinho recapitulou o que já havia sido contado pelo amigo, de que ele estava deprimido desde que a mulher havia o abandonado (ela tinha fugido com o atirador de facas do circo). Depois de duas semanas trancado em casa, Esteves foi visitá-lo com a ideia fixa de convencê-lo a irem no Bordel da Adelaide com mais alguns amigos.

No começo Osvaldo foi renitente à ideia, mas Esteves era conhecido por além de ser poético, ser bastante persuasivo quando o assunto era convencer alguém para cair numa noite de farra sem arrependimentos. Não que não existissem arrependimentos das noites de farra, o que costumava não existir eram muitas lembranças destas noites de farra para se arrepender.

Porém, para azar de Osvaldinho e sorte das histórias engraçadas, Esteves jamais se esqueceu da cena de Osvaldinho chorando nos braços da garota de programa. No caminho de volta pra casa Osvaldinho ia em silêncio, enquanto os amigos com ar de deboche perguntavam se ele tinha começado a chorar quando ela disse o valor do programa.

Foi só depois da primeira vez que Esteves tocou no assunto, um tempo depois do acontecido, que Osvaldinho contou que começou a chorar depois que tirou a roupa e a garota de programa fez uma expressão igual à que sua ex mulher fazia quando ele tirava a cueca (só faltou comentar “que ele podia lavar as roupas íntimas no banho”).

Quando todos olhavam para Osvaldinho com o rosto compadecido pelo tom dramático desta parte da história, ele faz uma breve pausa olhando nos olhos de cada um e encerra dizendo:

-Mas o mais triste dessa história é que quando o Esteve chegou no quarto, minhas lágrimas caiam sobre o meu pau e ele disse que não era o momento de chorar sobre o leite derramado.

@oantonioguadalupe