A Arte de Governar

Não é para os fracos, mas para os destemidos. Não é para os frouxos, mas para os aguerridos.

Não é para os corruptos, mas para os lisos.

A habilidade em estar no controle de uma sociedade, no comando de uma grande equipe de trabalho, é ítem básico e elementar para garantir uma administração isenta de quaisquer deslizes que possam comprometer a transparência e colocar em xeque a honestidade.

Mas antes é preciso saber a motivação que levou alguém a subir ao poder. Se por mera vaidade há um sério risco; se por intenções duvidosas já está tudo errado, mas se por uma causa nobre esta for a justificativa, o resultado não poderá ser outro que não seja a colheita de excelentes resultados.

O povo não apenas quer, mas precisa com urgência de homens e mulheres comprometidos com a integridade na sua totalidade. A população, no contexto da programática social, necessita de quem a represente com isenção de particularidades que não coincidam com seus anseios mais elementares.

As pessoas precisam de trabalho, moradia, educação, saúde, cultura e lazer. Precisam mais...precisam de quem sinta na pele o que um mero cidadão passa no seu cotidiano. 

O Império Romano adotava a concepção de que o povo precisa apenas de pão e circo, mas não estamos na Roma Antiga, nem estamos qualificados para sermos tratados como retardados.

Os tempos mudaram, e apesar de termos inúmeros exemplos de retrocessos, nunca abriremos mão de perdemos os avanços conquistados.

Diante dos maus exemplos, ainda acreditamos em governantes que assumam pactos de fidelidade com a sua gente, que não de macule  com a bestialidade dos ganhos ilegais; que não se iluda e fique vislumbrado com a chance insensata de fazer mau uso do erário público em benefício próprio.

Já temos muitos pobres, muitos carentes, necessitados e aflitos.

Que cada governante todos os dias ao se olhar no espelho para sair de casa, lembre-se de cada promessa que fez, que se recorde dos discursos, e que também nunca se esqueça de cada rosto sofrido e cada olhar aflito que depositou nele a esperança de poder sorrir.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 03/12/2021
Código do texto: T7399461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.