Das Minhas Lembranças 20

Era como se fôssemos outdoor, rostos e vestes cobertos por adesivos e bottons criativos, anunciando os candidatos de nossas preferências. Esse material, incluindo camisetas, bolsas, boinas, bonés, bandeiras, em sua maioria de cor vermelha eram adquiridos nas sedes do partido ou nas barraquinha instaladas nas praças e nos locais dos comícios. Circulávamos pelas ruas sem medo de sermos felizes, com estas vestes e com o sonho de democracia com participação popular e inclusão social, ao som de Lula lá, de Hilton Acioli:

Passa o tempo e tanta gente a trabalhar

De repente essa clareza pra votar

Sempre foi sincero de se confiar

Sem medo de ser feliz

Quero ver você chegar

Lula lá, brilha uma estrela

Lula lá, cresce a esperança

Lula lá, o Brasil criança

Na alegria de se abraçar

Lula lá, com sinceridade

Lula lá, com toda a certeza pra você

Seu primeiro voto

Pra fazer brilhar nossa estrela

Lula lá, é a gente junto

Lula lá, valeu a espera

Lula lá, meu primeiro voto

Pra fazer brilhar nossa estrela

A praça da estação ferroviária de BH estava lotada, cem mil pessoas, para ouvir Lula, Brizola e outras lideranças. Lula passara para o segundo turno, na primeira eleição presidencial, depois de mais vinte anos de ditadura militar. Finalmente tínhamos o direito de escolher quem iria nos governar. 1989 consolidava o retorno da democracia no Brasil. Com Brizola não tinha treta, não era de fugir por não ter ido para o segundo turno. Seu discurso foi emocionante. Ao erguer o braço de Lula, indicava que tinha lado.

Ao escrever estas lembranças, não é apenas Lula, Brizola, Bisol, e outras tantas celebridades da política e da cultura que surgem na memória desse carregador de piano. É dos trabalhadores da Belgo que me vem à mente. Surgem, com imagem esmaecida, Seu Raimundo, Faísca, Rui Barbosa, Gonçalves, Berzé, que fizeram acontecer a greve de 1979, acuando os militares. Os trabalhadores da Mannesmann, Eluma, Delpi, enfim toda a categoria metalúrgica e tantas outras, bancários, construção civil, educação, saúde. Ao lado desses aguerridos companheiros e companheiras, fizemos história. Seu Joaquim Oliveira, Sálvio Penna, Efigênia, Antonieta, Suzana, Mauro, Mariza, Márcio Nicolau, Letícia da Penha, Euler Vidigal, José Lopes (Guinho), Geraldo Bernardes, Zé do Carmo (Carneiro), Zailton, Prado, Basílio, Eliana, Ignácio, Ademir, Marcelo Brito, Eliane, Albênzio, Paulo Moura, Paulo Funhgi, Zé Maria...

Collor, o candidato dos endinheirados foi eleito, com o apoio da elite do atraso e da mídia empresarial. A campanha de Lula terminou numa sexta-feira, mas a do Collor se manteve no sábado, com a reapresentação do debate, manipulado pelo Jornal Nacional.

No próximo capítulo falo de como se deu a minha candidatura a vereador.