Choque térmico

 

Aluu! Inuugujaq meus 23 fiéis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui pelo meu freezer literário a fim de ler crônicas abaixo de zero. Ajungilla?

 

Aí no Sul do Brasil as temperaturas estão altas, ferventes. Lá na terra do pessoal da Louise, Faxinal do Soturno, chegou a 40º esta tarde. Pobre sogra, se a velha não derreter agora, nunca mais. Por aqui, está -10º. São 50º de diferença daí, mesmo estando no mesmo fuso horário brasileiro, só que no Hemisfério Norte, onde é inverno.

 

A Louise pensou em trazer a mãe para cá, mas eu disse que não, que o choque térmico poderia matá-la, além do que (o real motivo, que claro que eu só estou revelando para tuzes) mais uma boca além do Toninho Jr e da Marcella grávida eu não quero prover, eis que meu cartão é fortão, mas não tem crédito ilimitado. Derreter ou congelar, virar brasa ou picolé, eis a questão pra quem tem escolha, o que não é o caso da sogrona brasileira oriundi.

 

Por aqui não dá pra sair com roupa leve pra rua, como essa que estou usando aí em cima, que o cara bate os dentes. Tem de usar roupas grossas e pesadas. O melhor é ficar em casa, no quentinho. Lá em Faxinal, o ideal seria ficar pelado e ir pra rua buscar uma sombra e uma brisa, mas receio que minha sogra não esteja mais em idade de bancar a Lady Godiva dos trópicos, pois seria maior a possibilidade de levar uma cana do que uma cantada. Como nós compramos um ar condicionado pra ela, o melhor é ficar em casa, mesmo que pagando uma fortuna em energia elétrica para a CEEE privatizada. Falir ou ferver, eis a questão.

 

Também pode se ir pra praia, onde as temperaturas são mais amenas que no interior do continente. Ah, mas tem a pandemia, e a praia é um viveiro de vírus. Sim, mundo cruel esse, onde os predadores visíveis (CEEE) e invisíveis (vírus) estão, inexorável e fatalmente, a nossa espreita, esperando para dar o bote no bolso ou no nariz.

 

Buenas, por hoje era isso. Vou lá na sala colocar mais lenha na lareira e tomar outra dose  de Blue Label, que ninguém é de isopor. Até semana que vem, faça frio ou faça calor.

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!


----- * -----


Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.


MAIS TEXTOS 
em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:
Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.
Ajuungila - Como estão?
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Antônio Rollim Fernando de Braga Bacamarte

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 21/01/2022
Reeditado em 23/01/2022
Código do texto: T7434327
Classificação de conteúdo: seguro