Custo de oportunidade *

(A caridade acalma nossa angústia existencial?)

Sinto-me, às vezes, incomodado quando, absorto nesses vídeos rasteiros do WhatsApp, num filme ou num programa popular na TV, percebo que estou perdendo um tempo precioso com bobagens. A minha dissertação de mestrado em filosofia que estou repaginando para publicar vai ficando para trás, evoluindo a passo de tartaruga. Preciso dedicar minha energia total para concentrar-me (o que era fácil quando cursava o mestrado, pois havia uma pressão externa), mas perco-me nessas atividades de lazer e nas tarefas cotidianas.

Talvez praticar a caridade nos acalme um pouco quando estamos nessa angústia de marasmo existencial.

Hoje acabava de chegar da minha caminhada diária. Estava arrancando capim-carrapicho da área em frente da casa, quando fui abordado por um mendigo lá da rua: Pode me dar um café ou leite neste copo (mostrando-me um copo de papelão)? Pedi para esperar, arranquei mais um pé de capim e perguntei se não queria pão também. Ele respondeu-me que sim.

Coloquei numa caneca uma porção de leite com açúcar e chocolate e misturei, como faço para mim sempre. Passei margarina entre duas fatias de pão de fôrma. Levei tudo para ele, alertando que o leite estava frio (nestes dias calorentos, não esquento o leite, tomo gelado mesmo). Despejei o leite no copo dele.

Ele agradeceu, começando a tomar seu café da manhã ali mesmo.

Esse relato não o faço para me engrandecer ou alardear bondade. É apenas para esclarecer que esse ato de caridade, muito fácil para mim devido ao custo irrisório que me impôs, beneficiou mais a mim do que ao mendigo, que foi embora desconhecendo isso.

Pois talvez lembrar-me desse ato me acalme por alguns dias, nos momentos em que me angustiar por achar que seja um inútil a não fazer nada de bom na vida.

Conclusão: Não perca o custo de oportunidade para ser bom quando ele lhe aparecer e a contrapartida de sua parte ser tão barata.

* "Custo de oportunidade" é um jargão do mercado financeiro que significa o valor que o investidor vai ganhar ou deixar de ganhar dependendo da decisão que vai tomar sobre investir ou não num produto financeiro que tem grande chance de dar mais certo do que outros produtos. A contrapartida de sua parte, como taxas, comissões e riscos maiores do que destes outros produtos, também o influenciarão na sua decisão.

Paulo Tadao Nagata
Enviado por Paulo Tadao Nagata em 31/01/2022
Reeditado em 13/04/2022
Código do texto: T7442020
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.