Carta aberta ao padre Edison Geraldo Bovo.

Boa tarde, padre.

Hoje eu li em alguns jornais confiáveis sobre uma pregação na sua missa no interior de São Paulo.

Li que o sr. fez acusações grosseiras àquele que foi o melhor e mais digno presidente da história do Brasil.

Sem provas o sr. disse sobre o sistema de voto fraudável, atacou o Tribunal Superior Eleitoral, o governador de São Paulo e, no final da sua fala, mais um ataque ao ex-presidente Lula, a que se referiu como sendo “o maior ladrão que o mundo já viu”. “Sabe quanto que nós pagamos pra dizer que ele é bonzinho? Derrotou, provou, tem documentação, devolveu, passou por três instâncias e agora é limpinho, inocente”.

Sabe, padre, parece que é importante a gente ter conhecimento de causa sobre o que fala, compromisso com a verdade e não com os próprios recalques. É necessária a dignidade ao falar para as pessoas, no caso, o seu rebanho, até porque o sr. é um formador de opinião.

Vamos lá: dignidade, no dicionário Houaiss:

- qualidade moral que infunde respeito; consciência do próprio valor; honra, autoridade, nobreza.

- qualidade do que é grande, nobre, elevado.

Agora no Mestre Aurélio. Vamos lá:

Dignidade é a qualidade de quem é digno, ou seja, de quem é honrado, exemplar, que procede com decência, com honestidade. É um substantivo feminino, que vem do latim dignitate, que significa honradez, virtude, consideração.

E sobre ter dignidade:

Procure sempre fazer a sua parte, agindo de forma honesta, respeitosa, tolerante e, principalmente, tendo humildade e consciência de que todos os seres humanos são iguais e merecem respeito. Faça dessas qualidades parte dos seus valores e viva-os na prática.

Acredito que o sr. não tenha tido tempo suficiente para ler alguns jornais confiáveis a respeito da vida política nacional. Provavelmente o seu trabalho na paróquia seja por demais extenuante e lhe escapou, escapuliu, a possibilidade de leituras e reflexões edificantes a respeito do nosso ex-presidente e daquele momento histórico no qual Lula governou.

“Em primeira mão” eu lhe garanto:

Lula teve todas as condenações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive as proferidas no âmbito da Lava Jato, o que o torna inocente e elegível.

E mais: acredito que também o sr. não tenha tido tempo hábil para acompanhar os 8 anos do governo do Presidente Lula, em que o país passou a ser a 6ª. economia mundial, tivemos a criação de mais de uma centena de universidades públicas e foram criados vários projetos para inclusão de estudantes de baixa renda no ensino superior. Tivemos também a criação de centenas de escolas técnicas, além de pagamento da dívida externa, dinamização da economia, baixas taxas de desemprego, valorização da Petrobras. Fomos reconhecidos e reverenciados no mundo inteiro como um país promissor - valendo lembrar a descoberta do Pré-sal. A lista é muito longa, padre. Uma rápida leitura vai lhe dar uma dimensão do que estou lhe dizendo.

Percebi nas suas falas que o sr. afirmava que o pai e a mãe do ex-Presidente deveriam estar envergonhados... Desculpe, padre, mas tive vontade de rir da sua sandice. A dona Lindu com vergonha do Lula???? Acho que não tenho nada a dizer a não ser um leve sorriso de “sabe nada, inocente”.

Acho que é o sr. que pode se envergonhar e muito da sua fala se tiver a disponibilidade para ler, ao menos, a biografia recém-lançada do ex-Presidente, escrita pelo brilhante jornalista Fernando Morais. Leia, padre, leia. Ninguém vai ficar sabendo. Prometo não contar prá ninguém.

Seria interessante que o sr. pensasse: entre o meu rebanho existem pessoas inteligentes e preciso pensar no que falo.

Pois é, padre. Ficou feio, né não? Um padre apoiar deslavadamente quem faz arminha com as mãos e, o pior, sorrindo. Diz que só não estupra porque a mulher é feia, desdenha da vida e da morte, esbanja dinheiro público, entrega o país à vergonha internacional, fez toda aquela parafernália para que as pessoas não se vacinassem e estivessem cada vez mais próximas da morte. Olha que o kid cloroquina fez força para que as mortes fossem muito mais numerosas!!! Existe até uma gravação em que o dito cujo dizia que é ”militar especialista em matar” (só prá lembrar algumas situações nauseantes e vomitativas). E o sr. apoia isso???? É isso mesmo, padre???? Mas onde entra a máxima dita pelo Cristo : “que todos tenham vida e vida em abundância???”

É. Acho que a gente não vai mesmo se entender.

Pois é, padre... pois é.

Eu sempre tive a missa como referencial de religiosidade, de manifestação de fé, de bons princípios e do exercício da ética. Vou repetir: bons princípios e exercício da ética.

Pois é, padre. Pois é.

Fui.

Vera Moratta
Enviado por Vera Moratta em 10/03/2022
Reeditado em 31/07/2022
Código do texto: T7469741
Classificação de conteúdo: seguro