O SANTO GUERREIRO

 

Em toda casa tem um quadro de São Jorge...

 

Ele pode ser considerado um santo ecumênico: é festejado pelos católicos, pelos ortodoxos,pelos anglicanos e venerado nos terreiros de candomblé e umbanda.

Jorge ,o vendedor do dragão,nasceu na Capadócia, região da Anatólia, hoje,parte da Turquia,no seio de uma família próspera.Com a morte do pai,um militar,mudou-se com a mãe senhora muito rica , para a Palestina,onde recebeu primorosa educação.Ainda adolescente,graças a seu espírito combativo,escolheu a carreira das armas,como seu pai.Muito hábil,disciplinado e corajoso ,logo foi promovido a capitão do exército de Roma,recebeu do Imperador o título de Conde da Capadócia e ,foi nomeado Tribuno Militar,passando a viver na Nicomédia,coração da Corte Imperial,após a morte de sua mãe.

Tudo ia muito bem até que o imperador sofrendo a influência nefasta de Galério,publicou um édito mandando prender todo e qualquer soldado que abraçasse o cristianismo ou que se recusasse a reverenciar os deuses romanos.

Revoltado, Jorge foi á presença do Imperador reclamar deste édito e ,para espanto de toda corte,declarou-se cristão.

Perplexo,Diocleciano,que não queria perder um dos seus melhores tribunos, lhe ofereceu,terras,dinheiro, escravos.Jorge continuava firme na sua fé e,por isso,foi barbaramente torturado.

A cada investida do imperador para que ele abjurasse sua fé,as torturas aumentavam e foram chegando ao conhecimento de todos. - Quem seria aquele jovem rico e poderoso, de fé inquebrantável,que não cedia á dor ,nem á fortuna? Até a Imperatriz comoveu-se e,ela mesma,converteu-se ao cristianismo,bem como vários soldados.

Derrotado nas suas pretensões e cheio de raiva o imperador mandou degolá-lo em 303,na Nicomédia.

Seus restos mortais foram trasladados para a antiga Dióspolis,hoje,Lida,cidade onde cresceu .Mais tarde,o Imperador cristão,Constantino,mandou erigir um oratório em sua homenagem,para receber a reverência de fiéis de todo Oriente.

Esse culto espalhou-se e já no século V havia muitos templos dedicados a São Jorge na Armênia,no Egito, na Grécia no Estreito de Bósforo e em todo o Império Bizantino.

A devoção chegou á Europa,onde foi padroeiro de Gênova,na Itália, e o Imperador da Alemanha lhe dedicou uma Ordem Militar;nos tempos de Nun’Álvares foi padroeiro do Exército e de Portugal.Na França,o rei Clóvis dedicou-lhe um mosteiro e Santa Clotilde,sua esposa,mandou construir dezenas de igrejas em sua honra.A Grécia o elegeu seu padroeiro e a cruz de São Jorge é parte da bandeira grega.Também é padroeiro da Catalunha,onde tem um belo templo na cidade de Barcelona,a Catedral de San Jordi.

Mas,a consagração maior foi na Inglaterra.O Rei Eduardo III colocou a recém – criada Ordem da Jarreteira,sob a proteção do santo.O Rei Ricardo I o considerava um exemplo de soldado medieval e por isso colocou as Cruzadas sob sua proteção.

Em 1348 a Inglaterra já tinha escolhido um dia para celebrar o santo que acabou se tornando o padroeiro do país,e criou a ordem dos Cavaleiros de São Jorge.

Durante a Grande Guerra foram cunhadas diversas medalhas de São Jorge ,distribuídas entre médicos e enfermeiros ingleses,como prêmio pela dedicação aos feridos.

A devoção de São Jorge chegou ao Brasil através dos portugueses e logo expandiu-se por todo o país.A história de São Jorge como “morador” da lua foi uma criação brasileira,com grande influência da cultura africana.A tradição reza que o poderoso São Jorge está na lua,montado no seu cavalo e com a espada desembainhada,pronta para entrar em defesa dos seus fiéis.

No candomblé ,São Jorge é Oxossi,o caçador e Senhor das Florestas.Na umbanda,Ogum.

Nós o festejamos no dia 23 de abril,data da sua morte.

 

 

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 23/03/2022
Código do texto: T7479183
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.