31 De Março de 1964(As Ideias Não Correspondem Aos Fatos)

Eric do Vale

O que esperar do dia 31 de março? Como é possivel alguém associar essa data a um importante ato civico? É difícil de acreditar, mas é verdade.

Chega a ser estranho e, por que não dizer, patético imaginar que em uma sociedade, como a nossa, que se diz "avançada"  existam pessoas que denominam o dia 31 de março de 1964 como uma "Revolução".

Que revolução foi essa? Um movimento que contou com a participação de um grupo segmentado: militares e  civis adéptos da "Marcha com Deus e a Família Pela Liberdade".

Uma revolução travestida de romantismo. Sim, visto que a grande maioria da população, daquela época, julgava que os militares fariam apenas uma "limpeza" no cenário politico "varrendo" aqueles que representavam uma "ameaça" ao país.

Ao saírem de Minas Gerais rumo ao Rio de Janeiro, as forças armadas já tinham em mente não apenas tomarem o poder, mas sim se perpetuarem nele. E foi o que aconteceu, durante  vinte e um anos.

Uma revolução em que houve um golpe de Estado e, consequentemente, instituiu um regime político ditatorial. Que revolução foi essa? Por isso inexiste qualquer possibilidade de atribuir o dia 31 de março a uma data comemorativa.