A FLEUMA DOS INGLESES - UMA EXPERIÊNCIA

Estive em Londres no início de abril de 2022 e resolvi fazer um teste para ver se a fleuma londrina era verdadeira ou apenas uma lenda.

Saí do Hotel Meliá White House situado na St Albany e fui até uma grande avenida que eles chamam de A501.

Trânsito intenso em ambos os sentidos, logo o semáforo para travessia de pedestres não poderia deixar de existir, ainda mais no Reino Unido.

Primeiro, deixei o semáforo de pedestres quase fechar para iniciar a travessia, ou seja, metade do percurso com o vermelho dizendo que meu tempo já havia vencido. Silêncio absoluto, nenhum ronco de motor ou coisa parecida.

No segundo teste, iniciei a travessia com o último piscar de luz verde e, embora tenha atravessado a larga avenida praticamente com o vermelho me acusando de ser subdesenvolvido não ouvi nenhuma manifestação de protesto.

Não é possível, pensei eu. Parece ser verdadeira essa história de que os ingleses são calmos.

Brasileiro que é brasileiro, dizem, não desiste fácil e, em uma última cartada, resolvi dar tudo de mim para encerrar o teste: atravessei a avenida toda no sinal vermelho em um ritmo de tartaruga distraída.

Eu disse toda a avenida? Quase toda. Nos últimos dez passos ouvi um xingamento bem alto, em bom português e com sotaque brasileiro:

- Apressa, inglês filho da puta!