DE OLHOS NOS OLHOS...

 

Quão maravilhoso é o dom da VISÃO, um dos cinco sentidos que nos é cedido de forma exclusiva, sincera, magnânima, mas ao mesmo tempo, humanamente tão passageira, fugaz melhor dizendo.

Devemos saber que esse limite, na condição de cessionário, não é por si mesmo, nem por nós reunidos, pela igreja, tão pouco pelas universidades, ainda pela condição financeira, talvez alguns retrucariam; pelo avanço de todas as ciências humanas, que não passam de quimeras da nossa vã filosofia.

Não. Não o é, mas é desígnio do próprio CRIADOR que assim o outorga ao usuário desse dom tão precioso, contemplar as suas maravilhas e, também o dia de nos ver frente a frente, DE OLHOS NOS OLHOS, não de um dos nossos mortais semelhantes, mas sim, diante do Autor da Vida, o Senhor dos senhores, o Nosso Divino Mestre JESUS DE NAZARÉ.

Ele que está no controle de TUDO e de TODOS, que têm a Chave que abre a Porta do Jardim do Éden, o Paraíso Celestial. 

Diante dos fatos e situações aqui mencionados, vem-me a pergunta que não consigo guardá-la somente para mim exclusivamente, de forma introspectiva. E agora, através dessa narrativa ou reflexão, como queiram definir, faço esse questionamento publicamente: Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles... que nos vemos tão perfeitos, de corpo, alma e coração, razão e emoção, os donos(as) da verdade  absoluta, os paladinos da justiça e os pedestais da fé, os inatingíveis do pecado, os mestres do saber. Perguntar-vos-ei de coração aberto, preparado para suportar as ironias, mas também as sinceras ponderações de outrem:

Como está sendo refletida a sua imagem no "espelho?" Está totalmente límpida, translúcida, reluzente e cheia de vida, que além de saciar o ego, é capaz de provocar encantos àqueles(as) que os vê?

És alguém que pode ser, tal qual um instrumento de transformação e exemplo a ser seguido, como um cidadão de identidade ilibada e integridade inquestionável? Sua autenticidade não tem nenhuma mácula, sem jamais transparecer qualquer forma de arrogância, orgulho, prepotência, soberba, inveja, mesquinhez, não usa da falsa modéstia para se justificar. Até porque, dependendo do ângulo, a visão e percepção ao olhar e se ver no espelho, você não não o vê como criatura dotada de virtudes e limitações humanas, que é cheia de pecados, de erros, de vaidades que não os leva a nada, a não ser ao precipício moral e social, e que mesmo assim, é sabido que somos um "povo santo e pecador"e ao longo da existência vamos nos redimindo pela Graça do Criador.

Infelizmente, deparamos com tantos semelhantes nossos, que parecem peregrinar por esse campo terreno, de forma desnecessária, pois presumem que são santos, e quando vão ao espelho, a intenção é visualizar sob suas cabeças, a auréola da santidade.

Assim, julgam os donos da verdade e se veem no direito de fazer julgamentos alheios, com base base na sua ilusão de ótica egoísta e cega. Portanto, julgo prudencial que se façam uso da ponderação, que julguemos menos pelas aparências e façamos em segredos as nossas boas práticas, pois o CRIADOR que enxerga o que é oculto lhe dará a recompensa.

Pense nisso. Infelizmente, existem muitos cegos de olhos abertos que são incapazes de auto se enxergarem no espelho da vida. E para finalizar esse texto, volto a lhe perguntar com veemência e você que agora faz essa leitura, responda pra si mesmo, com a mais profunda e sincera verdade, como você se tem visto no ESPELHO?!

 

 

Autor: Poeta NUNES DE SOUZA

Acadêmico Imortal Fundador da Academia de Letras de Unaí e Região - ALUR. Primeiro e atual ocupante da Cadeira 16 - Patrono: Carlos Drummond de Andrade. 

 

BONFINÓPOLIS DE MINAS-MG, 08 DE ABRIL DE 2022.

 

 

 

POETA NUNES DE SOUZA
Enviado por POETA NUNES DE SOUZA em 08/04/2022
Reeditado em 30/11/2022
Código do texto: T7491029
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.