Caminhar

Quando caminho na praia, tenho como objetivo oxigenar o corpo, colocá-lo num movimento mais disciplinado. Mas concluí que isso é o primeiro pensamento. Acho que o que me move de verdade é a vontade de pensar livremente na vida e até poder falar em voz alta, como se o mar e o céu fossem interlocutores. Durante aquele tempo eles são meus companheiros reais e até me entendem. Pacientes e tolerantes, ouvem minhas alegrias, orações, dúvidas, angústias...testemunham sorrisos, lágrimas, esperança, agressividade, solidão, força.... todo aquele universo de água, terra e ar me envolve verdadeiramente, me percebo acolhida e não perdida. Sei que é a presença de Deus. ELE se faz presente em todo e qualquer lugar, mas todos nós devemos procurá-lo também em lugares especiais, sempre que possível. Lugares onde possamos ouvir só o som da natureza e a nossa voz interior. Ficando bem atentos, vamos promovendo um encontro, uma comunhão. Parece surpreendente quando conseguimos até vislumbrar alguma saída, uma resolução. Se pudermos buscar esses momentos de silenciar e nos ouvir, muita coisa pode realmente acontecer.

O caminhar de pés descalços na beira do mar é um exercício de corpo e alma. Seja sentindo o calor ardente do sol, debaixo de chuva, com muito vento e frio, em dias de mar calmo ou revolto. Seja sob um lindo luar, apreciando aquele reflexo deslumbrante na água... de qualquer maneira esse movimento é capaz de trazer algo novo.