SOGRA, melhor sem elas !

Relutei em escrever esta crônica falando desta entidade tão intricada chamada Sogra. No entanto, a experiência me deixa a vontade para escrevê-la.

Muitos me perguntam porque a Sogra na nossa cultura é estilizada como a Bruxa da Vassoura.

Segundo os mais conservadores este dogma dar-se-á simplesmente pelo apego que as mães tem aos seus filhos, entranhando-se na relação de forma desordenada e não dividindo a filha com o genro. Na teoria dos medianos, a Bruxa da Vassoura é apenas uma alusão a personagem das histórias infantis, que tenta fazer maldade por pura inveja da felicidade dos outros, nunca conseguindo o seu objetivo. Eu e o grupo dos radicais, chegamos a uma conclusão a respeito da Sogra: A sogra não deve se tornar uma extensão da sua família e sim uma distração; você faz que à ouve, rir com qualquer coisa que ela conta e não segue nada do que ela diz. Afinal, ela é somente uma Sogra.

A convivência entre Sogra e Genro torna-se impossível principalmente quando o segundo tem uma posição independente. O fato de não concordar com os posicionamentos e pensamentos da primeira, torna o Genro um inimigo iminente. Os outros Genros que se submetem aos caprichos da Bruxa da Vassoura, passam a ser robotizados por elas, e esta dependência torna o falso

sorriso entre os dois bilateral. Nos bastidores, a Sogra age como uma Cascavel. Sorrateira, vasculha silenciosamente detalhes da vida do Genro, tentando achar alguma mínima falha para avolumá-lo e tentar desmanchar tudo de bom, que por ventura o Genro já tiver feito, até mesmo desmerecer o amor deste, por sua filha.

A Sogra se escora na posição de avó dos nossos filhos para tentar tornar-se parte da família. Normalmente sobrecarrega os netos de presentes e promessas de viagens, na tentativa de comprar as cabeças infantis para seguir em frente fazendo suas maldades.

Infelizmente temos que conviver anualmente no Natal, aniversários de familiares, casamentos de amigos e até em funerais. Porém, por amor a nossa mulher, vale o sacrifício.

Eu e o grupo dos radicais, chegamos a uma conclusão que virou tese, ou seja, uma afirmação; “ a única Sogra que presta é a da minha esposa “.

O resto é Sogra...