Você(s) Merece(m)

Eric do Vale

Chega a ser um absurdo imaginar um cidadão despreocupado sem dinheiro no bolso ou rezando pelo patrão estando desempregado. Foi o que fez Gonzaguinha, ao compor Comportamento Geral, em 1973.

Nessa mesma época, ele se apresentou em um programa de auditório cantando essa canção e foi achincalhado pelo corpo de jurados de Flávio Cavalcanti. Calmamente, Gonzaguinha aproximou-se do microfone e disse: " Vocês merecem". Quiçá, fazendo alusão ao refrão dessa música. Em seguida, rumou ao DOPS para prestar explicações sobre tal composição. Algo que ele faria corriqueiramente, visto que passaria a ser um dos compositores mais visados daquele momento.

A inflação, o desemprego e o déficit orçamentário que, atualmente, toma de conta do nosso país permitem com que Comportamento Geral, na voz de Gonzaguinha, ecoe em meu inconsciente: "Você deve lutar pela xepa da feira e dizer que está recompensado''. Não se dando por satisfeito, continua: "Você deve estampar sempre um ar de alegria e dizer 'tudo tem melhorado.'".

Quando penso em questioná-lo, lá vem ele com o seu refrão: "Você merece, você merece". Como assim? Ele continua: "Tudo vai bem, tudo legal.".

É impossível ficar em silêncio fingindo que não está acontecendo nada e estampar um semblante de alegria dizendo que tudo tem melhorado, ainda que uma parcela da nossa população pense o contrário. Por esse motivo, faço das palavras de Gonzaguinha as minhas parafraseando-as: "Ninguém merece, ninguém merece.".