O JARDINEIRO

_ O mundo precisa de que haja muitos com sua profissão.

Ele me olhou, meio sem entender, um sorriso educado nos lábios. Educado e constante.

Em outras ocasiões, percebi o sorriso frequente do rapaz. Pois já conversamos sobre a jardinagem.

É um jovem jardineiro. Entende das artimanhas de cuidar do jardim. Sabe das regas, do local ideal para cada planta. Da importância do sol para cada espécie, ou da sombra.

Olhou-me com o sorriso imutável. Penso que não compreendeu o que eu quis lhe dizer. E continuou na lida.

_ Já pensou se todos enfeitassem o mundo, como você enfeita? O seu trabalho é maravilhoso!

_ É ... É mesmo. Mas eu não havia pensado nisso...

_ Então, não pense. É melhor assim. Continue enfeitando.

Tirei algumas dúvidas sobre como cuidar das plantas. Respondeu-me com a certeza de quem conhece a fundo a necessidade de cada raiz, cada caule, cada folha.

É um especialista sem cadeira em academias, sem diploma universitário, sem dinheiro no banco..."apenas um rapaz latino-americano".

Sabe tudo de fazer o mundo mais bonito.

Com certeza, é por isso que também sabe sorrir educadamente. Igual às flores dos jardins, das ruas, das matas e dos canteiros mexidos com terra e substrato humano.

Dalva Molina Mansano

13.05.22

Dalva Molina Mansano
Enviado por Dalva Molina Mansano em 13/05/2022
Código do texto: T7515603
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.