VIGOR DE ESTILO

Prof. Antônio de Oliveira

Vigor é força. Vigor de estilo opõe-se ao vago, ao indefinido, ao “coisa com coisa.”. Estilo, do latim, designou originariamente pequena haste usada para escrever. De instrumento de escrever passou a significar a característica de um grupo de autores ou de um autor, como, por exemplo, o estilo machadiano.

Vou reproduzir uma frase de estilo vigoroso, forte e, ao mesmo tempo, suave. De Padre Antônio Vieira:

– Os olhos têm dois ofícios: ver e chorar; e mais parece que os criou Deus para chorar que para ver, pois os cegos não veem e choram.

A palavra ‘estilo’, por analogia, tem outros sentidos, por exemplo, estilo de vida, culturalmente falando. Assim, fala-se em “American wayoflife”.

Independentemente de comparações, em vez do vigor objetivo, forte e suave, ao mesmo tempo, imagine-se uma solenidade de formatura, no Brasil. Certamente uma parte significativa do tempo será destinada à composição da mesa, seguida de palmas à convocação de cada componente. À hora dos discursos, cada orador, oradora, em vez de se limitar a “Senhoras e senhores”, repete o nome de cada autoridade e respectivos títulos e cargos. E quando cada discurso dura meia hora, em média?

Sei que uma modesta crônica não chega a influenciar hábitos arraigados e, por isso mesmo, tidos como normais. Trata-se aqui de ponto de vista, de observar, de questionar.

Refletindo e compartilhando...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 25/06/2022
Código do texto: T7545756
Classificação de conteúdo: seguro