De mim para mim mesmo

uma crônica para rir.

De mim para mim mesmo

Não é que hoje fiz uma coisa incrível! Liguei para mim e nem sabia que eu tinha outro número. Acredite se quiser, foi exatamente isso que aconteceu: Eu estava em casa, naquele fim de semana mais tedioso possível, sem fazer nada, senão passar horas vendo as carpas coloridas irem e virem dentro da gaiola de água que montei aqui no quintal; não é que no momento em que eu estava contemplado aquelas belezuras coloridas, meu telefone tocou, pior que senti algo tão estranho, até parece que sabia que iam me ligar, atendi tão rápido que acredito não ter dado o segundo toque, do outro lado uma rapaz todo apavorado e num tom de cansaço, disse:

_ E aí cara, tudo bem? Respondi de pronto:

_Estou ótimo, quando fui perguntar quem estava falando o cidadão me atropelou e complementou: _ah, troquei meu número, salva aí, agora estou com dois números de telefone, porém faço uso mais desse, entendeu! Insistia a voz do outro lado.

Até esse momento estava tudo maravilhoso, a loucura foi quando ele disse o nome:

_ Anota aí meu nome para não esquecer: Joaquim José da Silva Xavier, o prof. Xavier, e anota rapidinho que agora estou com pressa pois vou passar esse número para o pessoal todo. Valeu, depois a gente se fala.

E desligou, eu de imediato assustei pois era meu nome, igualzinho, não tirava nada, e o apelido, idêntico! Minha surpresa foi quando registrei o contato do prof. e deparei com a tecnologia mais legal que já tinha visto, de repente, para minha surpresa, quando adicionei o número vi minha foto, era eu mesmo, tinha acabado de me adicionar com um número novo. De início fiquei meio desconfiado e até achei que era golpe, mas logo vi que era eu mesmo, a foto igual, o nome igual conversei com o rapaz, digo comigo mesmo, e pedi a data de nascimento, no WhatsApp, também era igual, então fiquei é muito feliz, não me conformava e já tinha certeza, jamais seria um golpe, porque eu não sou disso, e se era eu, então estava tudo certo.

De tudo isso a grande surpresa do dia é que eu não sabia que eu teria um dinheiro para cair amanhã, segunda feira, fim de mês, não esperava, pois em fim de mês eu estava mais liso que sabão em pedra molhado; mas o legal é que só fui descobri que esse dinheiro cairia porque, para meu espanto, o eu ligou de novo. Fazia umas 3 horas que eu tinha registrado o novo número, e eu todo empolgado, atendi, olhei a foto, confirmei que estava tudo bem então comecei o monólogo:

_ E aí tudo bem? _ Eu sou o José da..., Cortei o cara: _Já sei quem você é, o prof. Xavier, que é que você quer prof, estou num sossego aqui que só eu pra tirar eu desse sossego. O eu do outro lado da linha continuou:

_Sabe que é, estou aqui pensando em ajudar um amigo..., "Fiquei na dúvida se era eu mesmo", continuou então, preciso desbloquear 15.000,00 da minha conta segunda agora, só que para fazer isso preciso que faça um pix de 500,00 reais ainda hoje.

_Quinze mil reais! Fiquei superfeliz, pois se era eu falando ia cair na minha conta, essa bolada. Pensei em pegar os 500,00 reais emprestado de minha esposa, mas ela nunca iria acreditar; foi quando, em meu desesperei, pedi pra ligar uma hora mais tarde; foi a hora mais longa de minha vida, viajei com inúmeras ideias, e confesso até fiquei encabulado, não podia perder essa grana, assim, rodeei pela casa, fui até esquina, mas não falei com ninguém, pois tive preocupações, vai que apareça algum safado e me tapeie e acabe desviando esse dinheiro, há de se tomar muito cuidado, pois o que tem de espertalhão.

Eu estava cada vez mais convicto de que era eu, pois não tinha 500 reais na conta, mas meu pensamento era como poderia arrumar isso e lucrar os 15.000,00. O celular tocou novamente, era eu na linha, estava com tom de voz sério, e começamos a falar se eu tinha conseguido o dinheiro, por quanto já estava certo, de que segunda-feira, cairia a arroba em reais na minha conta magricela. Então comecei a conversar comigo e explicar que eu era o prof. Xavier, o eu do outro lado se assustou, e disse que tinha ligado pro número errado, me bloqueou, e eu perdi chance de ganhar a grana, queria mais cinco minutos de conversa com o idiota do outro lado, rsrsr, ia fazê-lo acreditar que era eu e ganhar pelo menos os quinhentão do trouxa. Sorte que não consegui, não sei se dormiria dando o nó ainda que fosse em mim mesmo.

Paulo Sergio Barbosa
Enviado por Paulo Sergio Barbosa em 26/06/2022
Reeditado em 27/06/2022
Código do texto: T7546613
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.