DIA DO VOVÔ E DA VOVÓ

Prof. Antônio de Oliveira

Comemorou-se, no dia 26 de julho, o Dia da Vovó, o Dia da Vovô. Entre os avós e os netos, uma diferença, relativamente à idade, está nos sulcos. Assim como a chuva provoca abertura na terra, no caso, erosão em sulcos, rugas vêm aparecendo, no rosto e na alma, na alma e no coração dos avós, pelo arado do tempo. Cicatrizes falantes. Entre os avós e os netos, o que foi e o que é, depois de ter sido pai, de ter sido mãe.

Sugiro pintarmos deles um quadro, um retrato, real ou imaginário. Reverencia-os, ao vivo, ou a imagem deles na memória, na foto, na música, na parede, retrato no papel, retrato no computador, retrato no instagram, no facebook, foto no celular, mas sempre retrato com poesia, de neto, poesia de neta. Vovôs e vovós merecem...

O Dia da Vovó não tem o glamour do Dia das Mães. Avó, no entanto, é mãe em dobro. As palavras vovô e vovó têm, ambas, dois “vês”, duplo “v” de vitória. Parabéns aos vovôs e às vovós!

Passado, presente e futuro. Hoje somos presente, amanhã seremos passado. O que é o tempo! As gerações se sucedem...O que acontecerá depois de nós? Ninguém sabe. Se soubéssemos não seríamos nós mesmos. Concluo, pensando: Educar não seria contribuir para que cada educando viva, em plenitude, o tempo que o tempo lhe disponibiliza? “Carpe diem”. Aproveita o dia, viva o agora. Falar é fácil...

“Ah! E os avós? Menos vividos, mais vividos,encantados... Parabéns!

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 30/07/2022
Código do texto: T7571361
Classificação de conteúdo: seguro