MACACO, EU?

Desde que o mundo é mundo sempre existiu preconceito, seja pela cor da pele, condição social, religião, descendência, enfim, o ser humano, de um modo em geral, sempre procurou demonstrar superioridade racial desmerecendo, diminuindo e humilhando outros povos, como foram o nazismo, o apartheid , a guerra de secessão e vários outros conflitos em que milhares de pessoas perderam a vida motivados apenas por questões raciais.

Sempre que há algum confronto entre equipes brasileiras e argentinas não é difícil perceber, nas arquibancadas, torcedores rivais apontando para nós e imitando macacos. Se isso não for racismo é o que? Quem os argentinos acham que são para nos referirem dessa forma? Será que se acham tão superiores assim, só por causa da cor da pele?

Jornalistas e autoridades argentinas se defendem argumentando que isso é apenas provocação, uma brincadeirinha que se limita somente no futebol, pelas torcidas nas arquibancadas. Só que não, é uma questão cultural, já houveram casos que, além de torcedores nas arquibancadas, pelas redes sociais e até jogadores em campo ofenderam nosso povo.

Um dia desses, vi um trecho de um debate da imprensa deles em que estavam indignados com os gestos vindos da torcida brasileira - alguns torcedores nossos esfregavam os dedos indicadores e polegares, fazendo alusão à questão financeira ruim vivida atualmente por eles - diante disso, na tv argentina, um comentarista esbravejava revoltado com essa atitude "racista" vinda dos brasileiros. Então, apenas eles podem fazer qualquer gesto ofensivo a título brincadeirinha na torcida? Com certeza, não devem conhecer a expressão " pau que bate em Chico também acerto em Francisco".

Por mais que digam isso, não é apenas uma brincadeirinha de torcida, chega a ser cultural. Há uns meses atrás, receberam a visita do presidente espanhol e o líder argentino o recepcionou com algumas palavras de boas vindas e no meio delas acrescentou dizendo que os argentinos vieram dos espanhóis e que nós, os brasileiros, viemos dos índios. Ao que parece, não sabemos porque, estão sempre querendo nos ofender, nos diminuir e nos humilhar. E olha que nosso povo é tão acolhedor, tão receptivo e respeitador, inclusive para com eles.

Nenhuma dessas provocações está correto em se aceitar, nem a inteiramente racista, nem a de cunho social, longe disso, mas os argentinos precisavam ouvir algo, impactante, precisavam sentir na pele alguma coisa que os fizessem refletir sobre isso, e que, a macaquice está somente nas atitudes e nos gestos deles.

GILMAR SANTANA
Enviado por GILMAR SANTANA em 30/07/2022
Código do texto: T7571418
Classificação de conteúdo: seguro