Fala sério: este é um país sério?

Há muitos anos que rola a história de que Charles de Gaulle, ex-presidente da França, teria se referido ao Brasil como um país “que não era sério”. Já houve muitos desmentidos oficiais, mas de qualquer maneira, como o que pega é o apelido, fica a ideia de que os grandes líderes mundiais são desconfiadíssimos com a ética e a moralidade tupiniquins. Ora, mas qualquer um que tenha a cabeça no lugar e não somente em cima do pescoço, vai chegar à triste conclusão – tendo em vista que a próxima eleição para presidente está polarizada entre o Filho do Brasil e o Mito – que, quando sair para votar, em 2 de outubro deste ano, já estará no vermelho, ou seja, no prejuízo. Então, fala sério, isso não é coisa de país sério...

Por quê, gente boa? Porque, meninos, prestem atenção: o Filho do Brasil, ex-presidente, passou vários meses preso por corrupção ativa e passiva, condenado em uma dezena de processos. Mas, com uma equipe de brilhantes advogados, mantidos a seu serviço por fabulosos salários, conseguiu anular todas as condenações. Por que era inocente? Ah, brincadeira tem hora!... Nada disso, por uma razão mais prosaica: foro incompetente. Prosaica ou não, o certo é que o Filho do Brasil se viu, de repente, “ficha-limpa” e habilitado a concorrer de novo ao cargo de chaveiro do cofre da Viúva.

Em segundo lugar nas pesquisas, em condições também de ser chaveiro do cofre da Viúva, está o Mito que, depois de uma frustrada carreira militar, tornou-se inquilino do Planalto após uma eleição em que o seu nome era menos decisão pessoal e mais opção política para evitar justamente o perigo que ora se avizinha (o Filho do Brasil voltar às rédeas do poder). Hoje, maravilhado com as benesses da presidência (inclusive, segundo as más línguas, cartão de crédito corporativo com limite de milhões), adorando um sistema em que pode fazer tudo, inclusive bater e prender quem apanha, o Mito declara que se deu "um boi para não entrar, dará uma boiada para não sair".

E sabem o que é pior? Tem coisa pior do que isso? Tem, gente boa, tem... Acabo de saber que pesquisas completamente apartidárias descobriram que entre os eleitores aptos a votar, o percentual de eleitores que têm medo de o Filho do Brasil voltar ao Poder é quase igual ao percentual dos eleitores que têm medo de que o Mito se reeleja. Por todos os diabos do mundo, este não é mesmo um país sério!...

Santiago Cabral

facebook.com/groups/grupocantinhodasletras

Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 15/08/2022
Reeditado em 18/08/2022
Código do texto: T7583035
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.