Fibromialgia

Por Ewelyn Kinha (relato de hoje)

"A dor sempre parece passageira, exceto para quem a sente." (Pedro Henrique Aragão)

Fibromialgia

Hoje acordei às 11:00, com dores terríveis no corpo que iam da ponta do pé até a cabeça, parece exagero quando digo, andei com muita dificuldade até o banheiro, meu pai perguntou se eu queria ajuda e eu falei que daria um jeito e iria, no meio do trajeto tem um degrau para subir , me segurei na parede e por uns segundos a dor era tanta ao subir no degrau que fui ao céu e voltei. Consegui ir no banheiro e depois vivi o mesmo trajeto da volta com o degrauzinho da "inquietude" que causa dor.

Não tenho "apenas " fibromialgia (como se fosse pouco ter essa doença , mas para muitos é visto como frescura, preguiça e se duvidar até falta de Deus no coração) , tenho vasculite, Poliartrose, Cushing, SAF, Fobia, Agorofobia e outras que ganhei de brinde ao longo de tantas medicações que tomei.

Meu pai tinha uma consulta às 14:00 e minha mãe estava mal, pressão baixa extrema 6/4 , devia ter ido no médico mas preferiu ficar em casa até aumentar. Meu pai nervoso ficou com coração acelerado . Eu simplesmente não conseguia me mexer da cama de dor , ouvia de longe a conversa meio dormindo e meio acordada.

Me esforcei e consegui me levantar cheia de dores mas fui o mais forte que pude naquele momento...Falei para minha mãe que iria, já era 13:50, ela disse que não daria tempo. Então fui tomar café me sentindo uma inútil, as lágrimas caiam sem eu conseguir me controlar , mal conseguia passar manteiga na bolacha e para abrir um pacote demorei quase um minuto, minhas mãos tremiam e também não respondiam direito meus comandos além de doerem muito e estarem endurecidas. Chorei como não chorava a tempos por ser tão poupada de tanta coisa por estar doente, na minha cabeça só me passava o seguinte pensamento " não sou capaz de levar meu pai no médico" , quem conhece o SUS sabe o que é perder uma consulta, ele toma remédios contínuos e uma consulta é uma garantia de ter ao menos metade de seus remédios pois nem sempre todos estão disponíveis. Continuei a chorar até ir para o quarto, minha mãe e irmã me consolaram falando que um dia eu iria conseguir fazer o que hoje não consigo, me agarrei nessa esperança, nós nos agarramos ao que mais sonhamos e eu creio que esse dia vai chegar, mesmo que demore um pouco e eu precise ter muita paciência (muita paciência mesmo), tenho objetivos a conquistar por isso ainda vivo e acredito.

Gostaria que esse relato não fosse meu mas é, queria que essa doença não existisse , mas existe.

Desejo que todas as pessoas que possuem esse problema tenham força e esperança pois nem sempre o querer é poder em alguns momentos e a gente sabe muito bem disso, mas sei que uma hora vai ser e tudo que a gente quiser vamos alcançar.

#fibromialgia