CINCO DÉCADAS ATRÁS... 16h30min. (Reminiscências).

Nossa mente é “arquivo” vivo no nosso subconsciente, cujas lembranças podem repentinamente afluírem, como neste exato

momento, constatamos que já se passaram 50 anos, em que estamos morando neste mesmo local, evidenciando as melhorias naturais de um bairro, a água encanada, que chegou quando nos mudamos, concomitantemente o “anti-pó” e bem mais tarde saneamento básico e o asfalto...

Nos anos 70 não era fácil comprar um imóvel, poucos financiamentos existiam, um saudoso amigo* achou uma solução, que procurássemos o imóvel, ele nos repassaria o valor da compra, de que jeito? Hipotecando sua própria casa, que seria quitada em 60 prestações mensais, na Caixa Econômica, comunicamos que achamos o imóvel, cujo valor estava dentro de nossas possibilidades financeiras, enquanto o processo estava em andamento, nos adiantou o valor pedido pelo dono do imóvel, finalmente teríamos nossa casa própria.

Para as crianças foi uma inesperada alegria, mudar de bairro, a filha Vanice então com 10 anos, Marylene com três, e caçula Nice Hellene, com apenas dois anos. No ano seguinte ela completaria três anos, a mesma idade da filha de um colega de serviço, Andréia, que faria aniversário, um dia antes dela, dia 26...

A comemoração foi um sucesso, pasme! Veio mais adulto do que crianças, muitos convidados se revezavam, ficando na varanda da casa, pois realmente o número de pessoa era surpreendente, no final da festa, mais crianças não convidadas foram chegando, - uma avisou a outra – felizmente ainda guloseimas a serem ofertadas...

Além do mais naquele ano algo foi motivo de alegria, a pequena empresa que prestava serviço, nos ofertou um fusca zero km, ferramenta indispensável a quem trabalha com vendas...

É logico que uma casa “nova”, quase sempre exige com o tempo “reformas”, que paulatinamente são feitas, e, para o bem da verdade foram muitas, a principio era uma casa mista de madeira e alvenaria, com o decorrer dos anos o cupim “atacou” a parte de madeira, o que exigiu uma radical “reforma”, praticamente a construção de um novo imóvel...

As 60 prestações da Caixa foram pagas, - que era em nome deste amigo – ficaram tão somente os carnês quitados, que a cada três meses vinham com novos valores, estão aí guardados como relíquias, as diletas filhas cresceram, as três alcançaram nível universitário, com especialidade no magistério, duas já estão aposentadas, mas continuam trabalhando, quanto a Vanice em breve vai conseguir...

A vida em si é uma sucessão de “desafios”, que temos que superar, e hoje, estamos no lembrando, pois, a família é o bem mais precioso em nossas vidas, pois hoje as três filhas “somam”, netos e bisnetos... 17h15min.

Curitiba, 20 de setembro de 2022 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

*Dr. Napoleão Araujo, além de professor exerceu cargos importantes no Estado, prematuramente se foi aos 68 anos, onde estiver fica a nossa gratidão...

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/09/2022
Código do texto: T7610487
Classificação de conteúdo: seguro